Marisa Serrano propõe obrigatoriedade de manutenção de estoques de vacina contra tétano e raiva em hospitais



Está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que torna obrigatória a manutenção de estoque de vacinas e soros antitetânicos e anti-rábicos em hospitais públicos e privados e nos centros de referência para imunização de vítimas de ferimentos ou de outros agravos à saúde que exijam a aplicação do produto em regime de urgência ou de emergência. (PLS 667/07).

Na justificação do projeto, Marisa Serrano lembra que o tétano acidental e a raiva humana são doenças graves que ainda causam mortes, apesar de a Medicina contar com recursos capazes de preveni-las. Segundo a senadora, a prevenção das duas enfermidades exige intervenção rápida.

"Quando o paciente recebe alta imediatamente após o atendimento, a imunização pode ser feita em centro de saúde de referência, desde que esse serviço esteja disponível em tempo hábil. Nos feriados prolongados e nos períodos em que o centro não funciona por outros motivos - recesso, greve, reforma etc -, o paciente fica desamparado e pode perder a vida por falta de uma ação básica de saúde que deve estar continuamente disponível", argumenta a senadora.

Depois de lembrar que a legislação em vigor não exige a manutenção dos estoques das vacinas e soros, Marisa Serrano observa que a lei que trata das ações de vigilância epidemiológica e do Programa Nacional de Imunizações regulamenta apenas a vacinação obrigatória constante de três calendários: o da criança, o do adolescente e o do adulto e do idoso.

Marisa Serrano informa ainda, na justificação do projeto, que as vacinas e soros antitetânicos e anti-rábicos são perecíveis e de alto custo, razão pela qual os hospitais privados não têm interesse em mantê-los em estoque.

"Mas para contornar esse obstáculo é que também proponho no projeto que as vacinas e os soros sejam fornecidosgratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em contrapartida, os serviços privados não poderão cobrar do paciente o valor correspondente ao produto, mas apenas os insumos e o material utilizado na aplicação", concluiu Marisa Serrano.



28/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano quer tornar obrigatória estocagem de vacinas e soros contra tétano e raiva

Saúde: Estado produz vacina brasileira contra raiva humana

Saúde: SP produz vacina brasileira contra raiva humana a partir de fevereiro

Ministério importa 10 milhões de doses de vacina contra raiva para cães e gatos

Áudio | Marisa Serrano propõe cadastro de pedófilos

Marisa Serrano propõe semana de prevenção à gravidez na adolescência