Marluce critica desdém dos estados do Sul do Brasil em relação aos estados do Norte
-- Foi uma exagero do jornalista comparar a situação em Roraima com o conflito do Oriente Médio. O que está acontecendo é uma simples divergência sobre a instalação de um pelotão de fronteira na região de Uiramutã. Uma comunidade indígena da região é contrária à decisão e obteve uma liminar na Justiça. Mas o problema está sendo solucionado, até porque a liminar já foi cassada - explicou.
Para Marluce, os brasileiros do Sul e do Sudeste não valorizam a Amazônia, ignorando seu imenso potencial de minerais, petróleo, madeiras, peixes e água doce. Ela comparou essa atitude de descaso com a ganância e o interesse dos estrangeiros em relação à região. "É paradoxal, mas os empresários e políticos do exterior já acordaram para tanta riqueza, enquanto os brasileiros continuam deitados em berço esplêndido", destacou.
Segundo a senadora por Roraima, o governo federal compartilha desse desinteresse e colabora com o desperdício do potencial de riquezas. A Amazônia precisa de investimentos para gerar desenvolvimento e renda, sustentou Marluce, para quem essa será a única maneira de combater as desigualdades regionais, com os seus habitantes deixando de ser cidadãos de segunda categoria.
A senadora citou as emendas ao orçamento da União como um exemplo da discriminação que sofre Roraima. "As 15 emendas coletivas a que temos direito não somam o montante de uma única emenda do estado de São Paulo. No entanto, estão sempre falando em reduzir a representação política dos estados pequenos de 8 para 4 deputados. Ora, a pressão que farão quatro parlamentares será ainda menor do que a atual. Essa proposta representa um retrocesso na política brasileira e tornará ainda maior a desigualdade regional dos dias de hoje", concluiu Marluce Pinto.
01/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marluce critica proposta que diminui representação de pequenos estados
Professor norte-americano debate relação dos Estados Unidos com a América Latina
Simon critica posição dos Estados Unidos em relação à guerra
CRE discute rumos da relação do Brasil com Estados Unidos
Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos
Brasil quer relação de igual para igual com Estados Unidos, diz Patriota