MARLUCE FALA À TV SENADO SOBRE O PROGRAMA CALHA NORTE



A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) defende, em entrevista à TV Senado que vai ao ar nesta quinta-feira (dia 18), às 8h30, mais recursos para o projeto Calha Norte, que no Orçamento 2000 terá apenas R$ 3,76 milhões. A senadora destaca que as atividades desenvolvidas pelo Exército dentro do projeto, na região de fronteira amazônica do Brasil, ganham uma dimensão especial diante das denúncias de internacionalização da Amazônia, da proximidade com o movimento guerrilheiro Colombiano e da instabilidade política nos países vizinhos da região.
Atualmente o Calha Norte abrange diversos subprogramas que têm como objetivo o fornecimento de material didático e equipamento escolar às comunidades carentes, indígenas e isoladas; a manutenção de embarcações, pistas de pouso e pequenas centrais elétricas; a manutenção de infra-estrutura nos pelotões de fronteira instalados; a conservação de rodovias e a realização de estudos dos problemas e demandas da região.
No entanto, a senadora alerta que dificilmente todos esses objetivos poderão ser cumpridos com os escassos recursos reservados para o projeto. "Na verdade, precisamos de, no mínimo, R$ 111,5 milhões para retomarmos o programa nos moldes em que ele tinha em meados dos anos 80", revela Marluce.

17/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marluce reivindica a imediata retomada do Programa Calha Norte

MARLUCE DEFENDE MAIS VERBAS PARA O PROGRAMA CALHA NORTE

MARLUCE FALA À TV SENADO SOBRE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MOZARILDO DEFENDE O PROGRAMA CALHA NORTE

Programa Calha Norte já beneficiou 74 municípios em 2013

Novas diretrizes irão pautar o Programa Calha Norte