Marta Suplicy comemora criação da Subcomissão da mulher
Em pronunciamento em Plenário, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) comemorou a criação da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher. A subcomissão, instalada na manhã desta terça-feira (12), integra a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Marta Suplicy felicitou a senadora Ângela Portela (PT-RR), eleita presidente da subcomissão. Para Marta Suplicy, a iniciativa de criação da subcomissão é um grande feito, já que, apesar de conquistas, como a eleição da primeira mulher presidente do Brasil, ainda há muitas dificuldades para as mulheres.
- Nós temos gargalos na questão da condição feminina como o combate à violência, a questão da creche, a parte educacional, salário, trabalho, que ainda fazem necessária uma subcomissão para que possamos ter um espaço para discutir - disse a senadora.
Ainda segundo a senadora, não é necessário criar novas leis para as questões femininas, já que o país tem "uma legislação boa". Para ela, o que falta é a tradução das leis já existentes em ações.
Tempo dos pronunciamentos
Marta Suplicy também falou sobre os resultados da política de maior rigidez na duração dos pronunciamentos, adotada quando ela assumiu a vice-presidência do Senado. Segundo a senadora, a manutenção dos tempos corretos nos pronunciamentos e comunicações permitiu um aumento no número de oradores inscritos em relação ao ano passado.
Segundo a vice-presidente, em 2010, foram realizadas 42 sessões, com cerca de 217 horas e 631 oradores, enquanto em 2011, foram 39 sessões em cerca de 192 horas, com 669 oradores. A média de oradores por sessão subiu de 15, em 2010, para 17,2 em 2011.
- Se, de um lado, tivemos alguns constrangimentos com uma nova atitude, por outro lado, tivemos mais senadores e senadoras podendo falar, podendo se expressar de forma muito mais democrática - concluiu.
12/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marta Suplicy apresenta relatório preliminar da Subcomissão do FGTS
São Paulo não investe no atendimento à mulher atingida pela violência, diz Marta Suplicy
Marta Suplicy: presença da mulher no mercado de trabalho pode aumentar produtividade em 25%
Marta Suplicy comenta pesquisa DataSenado sobre violência contra a mulher
Marta Suplicy comemora leilão dos aeroportos
Marta Suplicy cobra mais recursos para combate à violência contra a mulher