Marta Suplicy defende fortalecimento do sistema de transporte urbano nas grandes metrópoles



A senadora Marta Suplicy (PT-SP) anunciou em Plenário nesta quarta-feira (13) a intenção de apresentar uma proposta, na forma de projeto de lei, que ajude a resolver os problemas de mobilidade urbana de grandes metrópoles brasileiras. A intenção, explicou, é criar uma autoridade metropolitana para transporte, que pode ser eleita pela população, com a tarefa de gerir o sistema de transporte urbano nas grandes capitais e cidades vizinhas.

Ela afirmou que a ideia surgiu da experiência americana, apresentada a parlamentares brasileiros durante seminário sobre transporte internacional, realizado em São Paulo na segunda-feira (11). O evento, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados em parceria com o Senado, trouxe especialistas para apresentar ações bem sucedidas no sistema de transporte em Los Angeles e Portland, nos Estados Unidos.

Nessas cidades, sublinhou, a autoridade metropolitana cuida do transporte urbano, com autonomia administrativa e financeira. A medida foi a solução encontrada para hegemonização do sistema, uma vez que as cidades, ao crescerem, acabaram juntando-se umas as outras, mas, apesar de o espaço urbano ser um só, são administrados por prefeituras e governos distintos.

Marta Suplicy relatou que a iniciativa americana contou com apoio da população, que acompanha o trabalho das autoridades metropolitanas, dando sugestões e soluções para a mobilidade urbana de cada região. A senadora destacou, por exemplo, que a comunidade concorda em pagar taxas mais altas sempre que um projeto a beneficia diretamente, como no caso da ampliação de uma linha do metrô ou de intervenções viárias que melhorem o acesso a um comércio.

Uma outra vantagem dos investimentos no sistema de transporte, apontou Marta Suplicy, é a diminuição da poluição das cidades. Um exemplo citado no seminário foi a cidade de Portland, que era extremamente poluída, e teve a poluição reduzida em 30% depois de intervenções na mobilidade urbana com o incremento, por exemplo, do uso de bicicleta. Hoje, contou a senadora, prédio valorizado na região não é mais aquele que tem várias vagas na garagem – como ocorre no Brasil – mas o que tem chuveiro para ciclistas.

É essa mudança cultural que a senadora defendeu ser necessária para o Brasil. Ela ressaltou que, na Europa, o cidadão deixa o carro em casa, quando possui algum, e, por opção, usa ônibus, metrô ou bicicletas no dia a dia. Até porque, nas grandes metrópoles, o transporte público acaba sendo mais rápido.

- Estamos muito atrasados ainda na solução para o sistema de transporte urbano. Temos de começar a ter uma proposta clara sobre o assunto. Vou fazer essa proposta, com bastante estudo, conversando com ministérios, com governadores e especialistas, para que possamos pensar esse século 21 – disse.



13/06/2012

Agência Senado


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