Marta Suplicy defende fortalecimento do sistema de transporte urbano nas grandes metrópoles
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) anunciou em Plenário nesta quarta-feira (13) a intenção de apresentar uma proposta, na forma de projeto de lei, que ajude a resolver os problemas de mobilidade urbana de grandes metrópoles brasileiras. A intenção, explicou, é criar uma autoridade metropolitana para transporte, que pode ser eleita pela população, com a tarefa de gerir o sistema de transporte urbano nas grandes capitais e cidades vizinhas.
Ela afirmou que a ideia surgiu da experiência americana, apresentada a parlamentares brasileiros durante seminário sobre transporte internacional, realizado em São Paulo na segunda-feira (11). O evento, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados em parceria com o Senado, trouxe especialistas para apresentar ações bem sucedidas no sistema de transporte em Los Angeles e Portland, nos Estados Unidos.
Nessas cidades, sublinhou, a autoridade metropolitana cuida do transporte urbano, com autonomia administrativa e financeira. A medida foi a solução encontrada para hegemonização do sistema, uma vez que as cidades, ao crescerem, acabaram juntando-se umas as outras, mas, apesar de o espaço urbano ser um só, são administrados por prefeituras e governos distintos.
Marta Suplicy relatou que a iniciativa americana contou com apoio da população, que acompanha o trabalho das autoridades metropolitanas, dando sugestões e soluções para a mobilidade urbana de cada região. A senadora destacou, por exemplo, que a comunidade concorda em pagar taxas mais altas sempre que um projeto a beneficia diretamente, como no caso da ampliação de uma linha do metrô ou de intervenções viárias que melhorem o acesso a um comércio.
Uma outra vantagem dos investimentos no sistema de transporte, apontou Marta Suplicy, é a diminuição da poluição das cidades. Um exemplo citado no seminário foi a cidade de Portland, que era extremamente poluída, e teve a poluição reduzida em 30% depois de intervenções na mobilidade urbana com o incremento, por exemplo, do uso de bicicleta. Hoje, contou a senadora, prédio valorizado na região não é mais aquele que tem várias vagas na garagem – como ocorre no Brasil – mas o que tem chuveiro para ciclistas.
É essa mudança cultural que a senadora defendeu ser necessária para o Brasil. Ela ressaltou que, na Europa, o cidadão deixa o carro em casa, quando possui algum, e, por opção, usa ônibus, metrô ou bicicletas no dia a dia. Até porque, nas grandes metrópoles, o transporte público acaba sendo mais rápido.
- Estamos muito atrasados ainda na solução para o sistema de transporte urbano. Temos de começar a ter uma proposta clara sobre o assunto. Vou fazer essa proposta, com bastante estudo, conversando com ministérios, com governadores e especialistas, para que possamos pensar esse século 21 – disse.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marta Suplicy: é preciso rever modelo atual de gestão das metrópoles
CAE debate implantação de bilhete único em sistema de transporte urbano
Jorge Viana quer discutir falência do sistema de transporte urbano
Marta Suplicy denuncia desprezo por usuários do transporte público de São Paulo
Marta Suplicy volta a criticar transporte público em São Paulo e pede mais investimentos no metrô
Adelmir Santana defende fortalecimento do Sistema S