Marta Suplicy diz que Brasil está preparado para piora na situação econômica internacional




Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) relatou fatos que atestam a piora da situação econômica internacional e as possíveis consequências para o Brasil. Para a senadora, as medidas a serem anunciadas no dia seguinte pelos Estados Unidos vão valorizar ainda mais o real e prejudicar a indústria brasileira.

- Vamos navegar em águas turbulentas nos próximos anos - afirmou, acrescentando que as turbulências não são brasileiras, mas o país não tem como evitá-las.

Na opinião da senadora, o país está preparado. Ela elogiou o pronunciamento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), também nesta quinta-feira, e os programas lançados pelo governo federal nas últimas semanas, que "atacam problemas tributários, ampliam o acesso ao crédito e promovem a inovação tecnológica como norte para a indústria".

As três principais medidas anunciadas pelo governo, de acordo com a ex-prefeita de São Paulo, são o Plano Brasil Maior, com iniciativos para reduzir o custo de produção no Brasil; o Simples Nacional e Atividade Empreendedora, que visa ampliar o mercado interno com a geração de emprego e renda; e o Programa de Microcrédito Produtivo, para reforçar o empreendedorismo nas camadas da população de baixa e média renda, também visando ampliar o mercado interno.

Dentro do Microcrédito Produtivo ela citou o Programa Crescer, que visa beneficiar 3,5 milhões de pessoas até 2013, com taxas de juros reduzidas de 60% para 8% ao ano. Ela enfatizou que 64% dos tomadores de crédito são mulheres.

Em aparte, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) parabenizou a senadora pelo pronunciamento.



25/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil está preparado para enfrentar crise econômica

Banco do Brasil está preparado para impactos da crise econômica mundial

Marta Suplicy defende política econômica do governo Dilma

Governo Lula alcançou a gestão econômica ideal, diz Marta Suplicy

Marta Suplicy elogia política econômica e diz acreditar no crescimento econômico do país

Brasil não está preparado para exploração de petróleo, diz Ana Amélia