Marta Suplicy recebe grupo de maestros



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu nessa quarta-feira (18) maestros brasileiros para discutir a implantação de um programa de música estruturante como o que já existe na Venezuela, desenvolvido pelo Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e conhecido como El Sistema.

De acordo com a ministra, a ideia do MinC é trabalhar a inclusão social por meio da música, com o objetivo de atender populações assistidas pelos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados): "A ideia é criar aqui um programa estruturante, que deixe uma marca da música para o Brasil", disse a ministra.

Participaram da reunião com a ministra os maestros Amilson Godoy (São Paulo), Ricardo Castro (Salvador), Carlos Moreno (Santo André-SP), Arthur Barbosa (Fortaleza), Claudio Cohen (Brasília), Eliseu Ferreira (Goiânia), Carlos Lima (Mogi Mirim-SP), Roberto Duarte (Rio de Janeiro) e o produtor musical Lenir Boldrin (Instituto Novo Tempo-SP).

Durante o encontro, a ministra ressaltou a importância das diversidades que existem no Brasil, como o carnaval, o samba, a praia e o futebol: "Isso que a gente tem é um Soft Power, nós temos que ampliar e mostrar outras coisas".

Na reunião, ficou acertado que o MinC vai estudar o projeto da Venezuela. Além disso, a ministra designou Silvana Tamiazi, da Diretoria de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural do Ministério, para acompanhar a implantação desse programa de política pública.

El Sistema

Os maestros e o produtor musical estiveram em Caracas, na Venezuela, em novembro. O grupo foi ao país vizinho para conhecer de perto o trabalho que é desenvolvido por lá com crianças e adolescentes.

O El Sistema existe há 38 anos. É um modelo didático musical, idealizado e criado por Jose Antonio Abreu. É um sistema de educação musical pública, com acesso gratuito e livre para crianças e jovens adultos de todas as camadas sociais. Hoje, são atendidas mais de 600 mil crianças e jovens. São 125 orquestras (sendo 30 orquestras sinfônicas) e coros juvenis, em 180 núcleos distribuídos por todo território venezuelano.

A meta do El Sistema é atingir 1 milhão de pessoas. Através dessa metodologia, os jovens encontram na música uma via de desenvolvimento intelectual e de promoção social. Para a ministra, a música é um instrumento de inclusão social fantástico. A ministra fez questão de dizer que mergulhou de corpo e alma nesse novo projeto: "Eles (os maestros) vestiram a camisa e eu também, então nós vamos fazer acontecer".

Fonte:

19/12/2013 10:41


Artigos Relacionados


Marta Suplicy recebe elogios de colegas em Plenário

(Flash) - Alckmin recebe a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy

CNJ recebe pedido de Marta Suplicy para uniformizar aplicação da regra sobre união homossexual

Ministra recebe maestros para discutir ensino de música

Marta Suplicy participa do programa Bom Dia Ministro

Suplicy elogia desempenho de Marta em São Paulo