Marta Suplicy participa do programa Bom Dia Ministro



O Bom Dia Ministro, que vai ao ar nesta quarta-feira (12), recebe a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que vai falar sobre a seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais e o benefício do Vale-Cultura. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 9h, pela NBR TV ou pela internet, assim como via satélite.

Vitrines Culturais

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais. O projeto promoverá, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

O edital ficará aberto até 6 de abril e pode selecionar até 60.000 peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do País, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República, e do Sebrae.

Vale-Cultura

O Vale-Cultura é um benefício que pode chegar às mãos de 42 milhões de trabalhadores brasileiros. O cartão magnético pré-pago, válido em todo território nacional, no valor de 50 reais mensais, vai possibilitar ao trabalhador de carteira assinada ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais.

O benefício oferecido pelo governo federal exige a adesão das empresas. São elas que vão oferecer o Vale-Cultura aos seus empregados. Para estimular a adesão, o governo federal vai permitir que a empresa de lucro real abata a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido. As baseadas no lucro presumido ou Simples também podem participar. O governo abriu mão dos impostos trabalhistas e não vai cobrar encargos sociais sobre o valor do Vale, uma vez que não se caracteriza salário. As empresas têm de oferecer o Vale-Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos.

Fonte: 
Secretaria de Comunicação da Presidência da República



11/03/2014 16:46


Artigos Relacionados


Covas participa da posse da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy

Marta Suplicy participa da cerimônia de expansão do PAC Mobilidade Urbana

(Flash) - Covas participa da cerimônia de posse da prefeita Marta Suplicy

Marta Suplicy é entrevistada pelo programa 'Cidadania', da TV Senado

Marta Suplicy indica ministro Ayres Brito para receber a Comenda Dom Helder Câmara

Marta Suplicy fica 'impactada' com programa para pessoas em pobreza extrema