Mato Grosso inicia debate sobre direito à alimentação dos que vivem na extrema pobreza



Mato Grosso tem 174.783 pessoas que vivem na extrema pobreza. O número representa 5,8% da população total do estado e é o maior índice da região Centro-Oeste. O direito humano à alimentação adequada e saudável por parte dessas pessoas será o tema principal da 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional , que acontece em Cuiabá  nesta quarta (14) e quinta-feira (15). 

Durante o encontro, gestores públicos e sociedade civil vão debater o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos e, em especial, para aqueles em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos extrativistas, pantaneiros, pescadores artesanais e sertanejos.

No último dia do evento, serão eleitos os delegados que participarão da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para 7 a 10 de novembro, em Salvador, na Bahia. 

No encontro nacional são esperadas cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados e observadores. Os 26 estados e o DF estarão representados, respeitando a diversidade e a pluralidade do País. Dois terços da delegação – escolhida durante as conferências municipais, estaduais, regionais e territoriais – serão formados pela sociedade civil e terão entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, da população negra, de povos de terreiro e outras comunidades tradicionais.

Um dos objetivos do evento, promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), será buscar a construção de compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar, por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da política nacional da área nos três planos de governo, com a participação da sociedade civil.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



14/09/2011 14:42


Artigos Relacionados


Cresce o índice de adolescentes que vivem em extrema pobreza, diz Unicef

Ipea realiza debate sobre pobreza extrema em Pernambuco

Ipea promove debate sobre pobreza extrema na Paraíba

Conab participa nesta 3a. de debate no MDS sobre erradicação da extrema pobreza

Livro sobre extrema pobreza no Brasil é tema de debate na CCDH

Mato Grosso inicia debates sobre proteção e defesa civil