MAURO APELA A MINISTRO PARA QUE NÃO SE EFETIVEM CORTES EM BOLSAS DE PESQUISA



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) dirigiu apelo ao ministro do Planejamento, Antonio Kandir, para que não sejam efetivados cortes nos recursos destinados às bolsas de pós-graduação distribuídas pelo CNPq e pela Capes. "Os efeitos da crise asiática, infelizmente, começam a punir as esperanças e o futuro de milhares de jovens brasileiros", disse o senador,acrescentando que, conforme noticiário da imprensa, os cortes deverão atingir 2.500 bolsas de mestrado e doutorado.

- Ainda há tempo de se corrigirem os efeitos muito ruins do processo linear a que foram submetidos os cortes - disse o senador, lamentando que "isso ocorra num país tão dependente de especialistas para sustentar o seu desenvolvimento e para competir neste mundo cada vez mais complexo da globalização".

Para Mauro Miranda, é preciso que seja criada no Brasil "uma consciência de Estado" que coloque os investimentos em pós-graduação como uma das prioridades essenciais ao desenvolvimento. A seu ver, a decisão na área econômica, cortando 10% dos recursos "já escassos destinados ao setor", significa um "contradiçãoinexplicável" dentro do conjunto de estratégiasoficiais.

- Não dá para entender como o segmento mais nobre e de retorno mais imediato na estrutura educacional do país possa ser tratado de forma indiscriminada nos cortes que foram promovidos pelo pacote de novembro, depois da crise asiática. Os cursos de mestrado e de doutorado, por alguma decisão que é imperioso fazer parte de nossas políticas estratégicas, terão que ser respeitados. São esses cursos e seus beneficiários que vão abrir os horizontes do nosso desenvolvimento, por meio das elites intelectuais que temos que preparar - afirmou.



06/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA APELA A MINISTRO EM FAVOR DE AGRICULTORES

Pontes apela a FHC para interromper cortes de energia

Pesquisa: Fapesp aumenta a verba destinada a bolsas para pesquisa científica

MAURO MIRANDA APELA POR RODOVIAS DE GOIÁS

Mauro Miranda apela ao governo pela formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Divulgado resultado para bolsas de produtividade em pesquisa