Mauro Miranda denuncia situação de hospitais goianos



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) denunciou a situação precária em que se encontram os hospitais goianos, "sem remédio à vista". Segundo ele, 28 unidades tiveram interditados centros cirúrgicos, centrais de esterilização, cozinhas e lavanderias pela Vigilância Sanitária.

- Até mesmo itens básicos como papel higiênico, sabão e toalha de papel nos banheiros chegam a faltar nesses estabelecimentos. Em 30% deles, as instalações são inadequadas. Por exemplo, necrotérios funcionam ao lado de cozinhas - acrescentou.

Mauro Miranda listou os hospitais Santa Rosa, Dom Bosco, Municipal de Campo Alegre, de Goiandira, Municipal de Monte Alegre, Municipal de Santa Terezinha, de Nova Roma, Municipal de Itajá e o Municipal Protásio Viana Pena, que estão totalmente ou em parte paralisados e sem atendimento cirúrgico à população. Para o senador, não há critérios no repasse de recursos dos programas do Sistema Único de Saúde (SUS) para estados e municípios.

- Será possível que as autoridades ditas competentes não se sensibilizam com esse quadro lamentável de abandono e descaso? Será que continuarão indefinidamente nesse jogo de empurra entre os níveis federal, estadual e municipal? Será que, passados dez anos da implantação do Sistema Único de Saúde, ainda ignorem que seu bom funcionamento exige a participação ativa desses três níveis, em um espírito sincero de partilha de responsabilidades? - indagou.



27/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda destaca participação de artesãos goianos na UD

Mauro Miranda destaca resultados de municípios goianos no cumprimento da LRF

MAURO MIRANDA ELOGIA POLÍTICA AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS GOIANOS

MICROEMPRESÁRIOS GOIANOS VISITAM IRIS REZENDE E MAURO MIRANDA

Mauro Miranda pede solução para produtores goianos inadimplentes com o FCO

Mauro Miranda destaca esforço de senadores goianos em favor de mutuários de baixa renda