Mauro Miranda pede solução para produtores goianos inadimplentes com o FCO



Em discurso em plenário, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) pediu aos ministros da Integração Regional, Fernando Bezerra, e da Fazenda, Pedro Malan, que busquem uma solução justa e equilibrada para os produtores de Goiás e do Centro-Oeste que não conseguem quitar seus débitos junto ao Banco do Brasil, instituição financeira que administra os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Para o senador, as altas taxas de juros cobradas nos últimos anos nos contratos de financiamento com recursos do FCO inviabilizaram a lucratividade e até a continuidade de projetos agrícolas ou de outros setores.

- Os encargos foram colocados em patamar incompatível com as possibilidades econômicas dos projetos - afirmou Mauro Miranda, referindo-se às medidas provisórias que regulamentaram empréstimos dos fundos constitucionais, que só foram convertidas em lei em janeiro passado.

Segundo o senador, os ajustes são necessários a fim de não desvirtuar a missão original do FCO, criado pela Constituição de 1988. Mauro Miranda revelou que, em 12 anos, o fundo ofereceu mais de R$ 3 bilhões aos produtores da região, com a implantação de mais de 170 mil projetos, gerando 73 mil empregos.

- Temos que privilegiar nossa política agrícola e pretendemos que o governo tenha o fomento e não a busca de lucro como premissa de atuação. Não podemos permitir que os fundos não cumpram seu relevante e imprescindível papel - declarou.

05/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda pede solução para inadimplentes do SFH

Mauro Miranda destaca participação de artesãos goianos na UD

Mauro Miranda denuncia situação de hospitais goianos

Mauro Miranda destaca resultados de municípios goianos no cumprimento da LRF

MAURO MIRANDA ELOGIA POLÍTICA AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS GOIANOS

MICROEMPRESÁRIOS GOIANOS VISITAM IRIS REZENDE E MAURO MIRANDA