Mauro Miranda destaca participação de artesãos goianos na UD



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) cumprimentou nesta quarta-feira (24) os artesãos goianos que estão participando da Feira de Utilidades Domésticas de São Paulo (UD). Em sua opinião, os artesãos são uma categoria profissional que recebe pouca proteção das autoridades governamentais e que deveria ser objeto de maior investimento público, como forma de manter uma tradição que preserva a cultura popular.

O senador explicou que na UD serão expostas peças fabricadas em Goiânia, Anápolis, Pirenópolis, Goiás Velho, Olhos d"Água, Alto Paraíso, Jaraguá e Cristalina. "O artesanato goiano tem atraído turistas para o estado e está em vias de se tornar um segmento importante da produção local", afirmou. Como exemplo, o senador citou o caso de Pirenópolis, considerada a capital da jóia em prata do Brasil, onde a Associação dos Joalheiros e Artesãos conseguiu que o Banco do Brasil criasse uma linha especial para financiar os artesãos.

- Desde 1977, a classe tem procurado organizar-se. Naquele ano, surgiu uma das primeiras associações do estado, a Associação dos Artesãos de Goiás, resultado do trabalho diocesano local, nas dependências do Convento do Rosário. Foi um passo à frente, uma vez que, funcionando em forma de cooperativa, vende diretamente, sem a presença de intermediários, permitindo aos artesãos um lucro maior e mais justo - observou Mauro Miranda.



24/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda destaca resultados de municípios goianos no cumprimento da LRF

Mauro Miranda destaca esforço de senadores goianos em favor de mutuários de baixa renda

Mauro Miranda denuncia situação de hospitais goianos

MAURO MIRANDA ELOGIA POLÍTICA AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS GOIANOS

MICROEMPRESÁRIOS GOIANOS VISITAM IRIS REZENDE E MAURO MIRANDA

Mauro Miranda pede solução para produtores goianos inadimplentes com o FCO