Mauro Miranda: "Josaphat era firme e coerente"



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) homenageou o ex-senador pela Bahia Josaphat Marinho, falecido no último sábado (30). Para o parlamentar, com a morte do político e jurista baiano, o Brasil perdeu um dos seus mais notórios homens públicos, "firme, coerente e dedicado à defesa da democracia e da sociedade".

De acordo com Mauro Miranda, o ex-senador Josaphat, que aos 86 anos vivia em plena lucidez e atividade intelectual, destacou-se por sua postura ética inatacável e como professor e jurista nacionalmente respeitado, especialmente nas matérias de Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado e Direito Público.

Ao relembrar a trajetória política de Josaphat, o senador Mauro Miranda ressaltou a independência do parlamentar baiano, que, mesmo tendo sido integrante da União Democrática Nacional - a antiga UDN -, opôs-se ao regime militar imposto a partir de 1964.

- Josaphat exerceu a liderança do Bloco Parlamentar Independente e foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro, de oposição ao regime. Ao mesmo tempo, defendia a convocação de uma assembléia constituinte e combatia a estrutura política e econômica, que se caracterizava pelo exacerbamento das desigualdades sociais - declarou.

Mauro Miranda exaltou ainda a última passagem de Josaphat pelo Senado - entre 1991 e 1999 -, considerando-a "extremamente profícua". O senador lembrou que Josaphat era ouvido com respeito por todos os parlamentares, por causa de sua experiência e brilhantismo intelectual.

Ele destacou os votos de Josaphat Marinho - desobedecendo orientação de seu partido, o PFL - contra o fim dos monopólios estatais das telecomunicações e do petróleo e o fim da extinção das diferenças entre empresas nacionais e estrangeiras. "Josaphat Marinho deixa não só a Bahia, mas todo o Brasil com um sentimento de orfandade, que só pode ser superado pela lição de vida que nos legou, de amor à democracia e à pátria", concluiu.



01/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA APROVA AS PRIVATIZAÇÕES

MAURO MIRANDA APÓIA REIVINDICAÇÕES DA CNA

MAURO MIRANDA PEDE MODERAÇÃO AO MST

MAURO MIRANDA REASSUME MANDATO

Mauro Miranda reivindica preservação da água

Mauro Miranda propõe homenagem a ex-senador