Mauro Miranda: Minaçu, maior produtor de amianto do país, faz aniversário em crise



Ao aproximar-se a data do 26º aniversário de Minaçu (GO), cidade de 40 mil habitantes, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) congratulou sua população e manifestou preocupação com o fato de a exploração do amianto, que "se confunde com a própria criação e o desenvolvimento do município", estar ameaçada porque esse mineral está sendo banido em vários países e em vários estados e municípios brasileiros, por provocar doenças respiratórias - entre elas o câncer.

Mauro Miranda disse que a população da localidade passa por momentos de grande expectativa em função das mudanças no mercado do produto. Para superar essas dificuldades, ele propôs que as autoridades do extremo norte de Goiás invistam em Minaçu.

- O município, onde fica a maior mina desse mineral no país, cresceu impulsionado pela exploração do amianto, tem reservas suficientes para extraí-lo por mais 60 anos, mas tem também outros minérios, como o berilo, o calcário, o níquel, o zinco, o estanho, a grafita, significativa produção agropecuária e um promissor atrativo turístico. Mas possui sobretudo uma infra-estrutura invejável para o seu tamanho, com cerca de 12 mil crianças na escola, boas condições de moradia, aeroporto e bom sistema viário - ressaltou ele.

Empregado na fabricação de telhas e caixas d´água, na indústria de autopeças e de vestuário resistente ao fogo, o amianto, afirmou Mauro Miranda, atravessa um momento de depressão no mercado mundial. Em Minaçu, a mineradora Sama, proprietária das jazidas locais, chegou a empregar 3 mil pessoas, hoje reduzidas a apenas algumas centenas. Mas a nova situação, disse ele, pode representar duro golpe na renda de grande parte dos seus moradores, refletindo negativamente também na arrecadação do município.

Embora reconhecendo "a nocividade do amianto", o senador ponderou que "os casos de câncer e de outras doenças respiratórias detectados em pesquisas médicas são mais "de ordem ocupacional do que de saúde pública". Provavelmente por esse motivo, segundo ele, "a grande maioria da população local não deseja o fechamento da mina".



09/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda defende comercialização de amianto

MAURO MIRANDA DENUNCIA CRISE SOCIAL NO PAÍS

Mauro Miranda pede a Zeca do PT que reconsidere proibição de amianto

MAURO MIRANDA REGISTRA ANIVERSÁRIO DE IPORÁ

MAURO MIRANDA REGISTRA 80º ANIVERSÁRIO DA ROMÊNIA

Mauro Miranda registra 48º aniversário de São Miguel do Araguaia