Mauro Miranda defende comercialização de amianto



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) manifestou sua discordância com a recente decisão do governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que proibiu a comercialização de produtos originários do amianto no estado. Miranda disse que esse ato e a possibilidade de a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, sancionar lei similar para a capital paulista terão sérias repercussões sociais e financeiras na economia de seu estado, Goiás.

Miranda contou que recebeu, durante esta semana, a visita de Joaquim da Silva Pires, prefeito de Minaçu, município cuja principal fonte de renda e emprego está baseada na extração, industrialização e comercialização do amianto crisolita, que é muito utilizado para a construção civil. "O banimento do minério provocaria prejuízos incalculáveis ao município, que tem hoje mais de 60 mil habitantes", previu o parlamentar.

Para o senador, a posição do governador Zeca do PT é radical é não deverá encontrar apoio entre os companheiros do Partido dos Trabalhadores. Por isso, ele pediu a interferência dos senadores do PT e também dos senadores dos estados de Mato de Grosso do Sul e de Goiás no sentido de evitar que essas medidas sejam levadas adiante.

Mauro Miranda informou que uma comissão especial de defesa do amianto, formada por nove deputados da Assembléia Legislativa de Goiás, já agendou audiências com o governador de Mato Grosso Sul e com a prefeita de São Paulo para discutir o assunto.

- A situação é extremamente delicada e envolve milhares de pessoas envolvidas diretamente com a extração e comercialização do amianto - alertou o senador.

Durante seu discurso, Mauro Miranda foi aparteado pelo senador Maguito Vilela (PMDB-GO), para quem a decisão de Zeca do PT foi tomada sem o necessário equilíbrio sobre o tema. Também os senadores Juvêncio da Fonseca (PFL-MS) e Carlos Bezerra (PMDB-MT) lamentaram o episódio e lembraram que o mesmo é contrário ao movimento de união que deve existir entre os estados da região Centro-Oeste.

22/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda pede a Zeca do PT que reconsidere proibição de amianto

Mauro Miranda: Minaçu, maior produtor de amianto do país, faz aniversário em crise

MAURO MIRANDA DEFENDE MOVIMENTO DOS SEM TERRA

MAURO MIRANDA DEFENDE O SETOR AGRÍCOLA

Mauro Miranda defende humanização dos espaços urbanos

Mauro Miranda defende moradia para mulheres