Mauro Miranda reclama dos preços pagos aos produtores de leite de Goiás
O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) cobrou do ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, informações sobre as providências que a Secretária de Direito Econômico (SDE) irá adotar para coibir a cartelização do preço pago aos produtores de leite em Goiás. Embora tenha solicitado essas informações há mais de três meses, o parlamentar lamentou que até hoje não tenha recebido reposta.
A crise no setor, conforme Mauro Mairanda, tem a sua gravidade confirmada pelo anúncio do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goíás (Faeg) de que os produtores de leite estão se desfazendo dos rebanhos. A razão disso é o aviltamento dos preços do gado leiteiro in natura, afirmou o senador, enfatizando que o preço pago aos produtores está abaixo dos custos de produção.
- A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa de Goiás, encerrada no final de 2001, apontou fatos graves, ainda em investigação pelas autoridades, como a cartelização, o monopólio de embalagens para os leites de longa vida e a omissão quanto à fiscalização do setor - lembrou o senador. Ele acredita que a indústria leiteira não tem mostrado consciência da necessidade de independência entre os elos da cadeia produtiva.
Com a possível falência dos produtores de leite, avaliou o senador, o impacto nos custos e preços será muito mais intenso do que se fossem dadas condições de sobrevivência econômica a esses produtores.
14/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAURO MIRANDA RECLAMA DE CORTE DE RECURSOS PARA GOIÁS
CRA analisa projeto que proíbe diferenciação de preços pagos a produtores de leite
Roberto Requião reclama de preços pagos pelo Senado por passagens aéreas
MAURO MIRANDA APELA POR RODOVIAS DE GOIÁS
MAURO MIRANDA REGISTRA DESENVOLVIMENTO DE GOIÁS
Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás