Mauro Miranda registra preocupação dos empresários da construção com a questão habitacional
Mauro Miranda citou o economista e professor Luciano Coutinho, consultor do evento, para quem a eliminação do déficit habitacional brasileiro é exeqüível em um prazo de seis a oito anos, se houve a combinação de avanços nos processos construtivos, com o desenvolvimento de novas tecnologias, que amplie a escala de produção.
Os participantes do encontro, afirmou o senador, defendem uma política habitacional de interesse social efetiva, que reduza custos e preços sem prejuízo da qualidade, do conforto e da durabilidade das habitações. Os empresários defendem ainda, segundo o senador, a destinação dos recursos captados para a área de habitação, hoje deslocados para outras finalidades e a instituição de uma coordenação política para o sistema habitacional. Eles também apontaram a necessidade da gestão democrática dos planos, programas de projetos nesta área, com controle social dos dispêndios públicos.
Mauro Miranda informou que o Estatuto da Cidade, aprovado no dia 18 último pelo Congresso, foi considerado pelos empresários como um passo fundamental para a implentação de uma política nacional de habitação de interesse social. O estatuto, lembrou o senador, está fundado no controle social das políticas públicas e no combate à especulação imobiliária.
29/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAURO MIRANDA CRITICA POLÍTICA HABITACIONAL
Inadimplência em programa habitacional preocupa Mauro Miranda
Empresários levam a Zambiasi preocupação com a questão da água no RS
Mauro Miranda pede ações efetivas para eliminar déficit habitacional
Mauro Miranda destaca financiamento de reparos em estradas por empresários
MAURO MIRANDA REGISTRA ANIVERSÁRIO DE IPORÁ