Mauro Miranda pede ações efetivas para eliminar déficit habitacional



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) pediu ações do governo e o esforço dos parlamentares no sentido de minorar o déficit habitacional brasileiro, que, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, passou de 4,4 milhões para 5,2 milhões de moradias, entre 1981 e 1998.

Mauro Miranda lamentou o pequeno volume de recursos que foi previsto no Orçamento Geral da União para 2002 com o fim de atender a demanda habitacional. Ele lembrou, no entanto, que a Comissão da Assuntos Sociais (CAS) aprovou emenda no valor de R$ 350 milhões para a construção de 100 mil casas populares.

O senador ressaltou que, conforme declaração do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon), sem uma intervenção efetiva e inteligente do governo federal, o Brasil jamais conseguirá suprir a demanda habitacional.

Mauro Miranda conclamou os parlamentares a cobrarem dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais nas eleições de 2002 políticas e metas para a eliminação progressiva do déficit habitacional.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) afirmou que o problema da falta de moradia no Brasil só será resolvido quando o país conseguir reduzir a brutal desigualdade na distribuição de renda interna. Ele também lamentou o fato de o Orçamento para 2002 não ter recursos suficientes para responder à demanda de moradia popular.

18/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA CRITICA POLÍTICA HABITACIONAL

Inadimplência em programa habitacional preocupa Mauro Miranda

Mauro Miranda registra preocupação dos empresários da construção com a questão habitacional

Mauro Miranda cobra ações para reduzir transmissão de Aids pelo aleitamento materno

GOIÁS INOVA E MELHORA AÇÕES NA SAÚDE, DIZ MAURO MIRANDA

Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás