Mauro Miranda reivindica mais atenção do governo ao setor agropecuário



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) reivindicou, nesta segunda-feira (3), mais atenção do governo ao setor agropecuário, uma vez que, no Brasil, são produzidos a carne, a soja, o açúcar, o álcool, o café e o suco de laranja mais competitivos do mundo. Segundo ele, de janeiro a setembro do corrente ano, os embarques ao exterior somaram US$ 2,1 bilhões, um acréscimo de quase 50% sobre os valores do ano passado, disse.

O senador por Goiás reivindicou, ainda, mais oportunidades para o setor de produção de leite que emprega, somente em seu estado, 250 mil pessoas. Ele relatou o êxito da realização do Congresso de Produtores de Leite na América Latina, em Goiânia, quando ficou patente sua força e potencial.

- Eles reivindicam financiamentos que assegurem ascensão profissional, para permitir que a classe produtora de leite possa exibir números tão relevantes quanto os das demais atividades da agropecuária - afirmou.

Mauro Miranda lembrou que, na economia brasileira, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agroindustrial, que hoje gira em torno de R$ 80 bilhões, apresentou um acréscimo de 4,1% nos oito primeiros meses de 2001, enquanto a economia como um todo cresceu, apenas, 1,7%.

Diante desses resultados crescentes da agroindústria nacional, em especial a do estado de Goiás, Mauro Miranda pediu a inscrição, nos Anais do Senado, de um voto de reconhecimento e admiração aos produtores e trabalhadores do campo.

03/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda quer mais atenção para setor de revenda de combustíveis

Mauro Miranda defende política sólida e duradoura para o setor agropecuário

Mauro Miranda pede mais atenção do governo para situação dos microempresários

Mauro Miranda reivindica preservação da água

Mauro Miranda reivindica política urbana de longo prazo

MAURO MIRANDA PEDE MAIS AÇÃO DO GOVERNO PARA RESOLVER CRISE DA MORADIA