Mauro Miranda reivindica política urbana de longo prazo
Segundo Mauro Miranda, o Senado está diante de uma oportunidade importante de dar sua contribuição para melhorar o quadro de vida nas cidades, ao examinar e votar o Estatuto das Cidades, projeto de iniciativa do Senado, aprovado na Câmara em forma de substitutivo, que voltou à Casa e está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais.
O senador por Goiás afirmou que esta será a ocasião para o Senado discutir as diretrizes gerais de uma política urbana ampla, que trate da função social das cidades, de seus planos diretores e do desenvolvimento urbano.
- Precisamos escapar da armadilha em que a boa gestão urbanística das cidades se perde diante da pressão de suas periferias, sua péssima qualidade habitacional, altos índices de insegurança e criminalidade - disse.
Mauro Miranda explicou que uma verdadeira reforma urbana precisa dar condições para as cidades crescerem com harmonia e com adensamento adequado. Os eixos e meios de transporte precisam manter coerência com o desenvolvimento urbano, disse o senador, os serviços públicos devem atender a todos e os padrões de moradia têm que propiciar a plena cidadania a todos os habitantes.
Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse estar nas mãos do Senado aprovar o Estatuto das Cidades que pode dar às cidades brasileiras uma face mais humana. Em São Paulo, já são 1.500 favelas, no Rio de Janeiro, quase mil. "Por incrível que pareça, até em Campo Grande, uma cidade de porte médio com boa qualidade de vida até poucos anos atrás, já existem favelas" - acrescentou.
23/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda reivindica preservação da água
Mauro Miranda reivindica mais atenção do governo ao setor agropecuário
MAURO MIRANDA DISCUTE VIOLÊNCIA URBANA EM ENTREVISTA À TV SENADO
Mauro Miranda afirma que só proteção à infância pode acabar com a violência urbana
Senadores querem política agrícola de longo prazo
MAURO MIRANDA CRITICA POLÍTICA HABITACIONAL