Senadores querem política agrícola de longo prazo
A elaboração de uma política pública de médio e longo prazo voltada para o setor agropecuário foi defendida nesta quinta-feira (9) por senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Eles participaram de audiência com especialistas do governo para avaliar o atual Plano Safra, conhecer e debater a preparação do próximo plano.
O Plano Safra é um conjunto de políticas que o governo federal elabora anualmente em apoio à produção agropecuária. Para os senadores, é necessária também uma política mais duradoura, pensando, no mínimo, nos próximos dez anos.
Segundo o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), alguns problemas, como a carência de assistência técnica ao pequeno produtor rural, só serão resolvidos com um planejamento a médio e longo prazo da agricultura nacional e que trabalhar por isso é uma das metas da comissão.
A mesma opinião tem o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que também defendeu a existência de uma política agrícola mais duradoura para solucionar problemas graves existentes no setor.
- O Plano Safra não pode substituir essa política - afirmou o parlamentar pelo Mato Grosso do Sul.
A falta de assistência técnica ao produtor rural foi bastante discutida durante a audiência.Ao afirmar que não há assistência em seu estado, Jayme Campos (DEM-MT) destacou que "não adianta fazer reforma agrária sem boas políticas públicas voltadas para o agricultor, que não tem saúde e nem educação".
Delcídio Amaral (PT-MS) salientou ainda a necessidade de haver "visão de sustentabilidade e de recuperação de áreas degradadas", com uma discussão voltada para a preservação do meio ambiente, passando por assuntos como o mercado de carbono.
-São coisas atuais que vão ter grande representatividade na economia mundial - frisou Delcídio.
Clésio Andrade (PR-MG) destacou problemas como o endividamento do setor agrícola, em especial dos produtores de café de Minas Gerais.
09/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda reivindica política urbana de longo prazo
Renan Calheiros pede política de longo prazo para o etanol
Dilma vai enviar ao Congresso política de longo prazo para reajuste do salário mínimo
Brasil não tem política de longo prazo para aviação civil, afirma professor da UFRJ
Gabrielli diz que Petrobras não está "explorando o povo" e que política para combustíveis é de longo prazo
Acir Gurgacz manifesta apoio à política de longo prazo para valorização do salário mínimo