MAURO PEDE HOMENAGEM PARA BERNARDO ÉLIS



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) sugeriu ao Ministro da Cultura, Francisco Weffort, que pense numa forma de homenagear o escritor goiano Bernardo Élis. Na sua opinião, "Élis é o nome ilustre que mais contribuiu para enriquecer a presença de Goiás na história da literatura brasileira, ao lado de saudosos expoentes como Carmo Bernardes e Cora Coralina".

Para o senador, Bernardo Élis "é um sertanejo de letras sensíveis e brilhantes, que não apenas escreveu estórias, mas também produziu uma grande obra de crítica social comparável em profundidade a José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Gilberto Freire e Guimarães Rosa". Segundo frisou, com o escritor está chegando ao fim a rica escola dos sociólogos sem diploma que "fizeram os clássicos sobre a alma do povo, a opressão e as desigualdades gritantes na convivência entre o capital e o trabalho".

De acordo com o senador, esse romancista goiano é digno de todas as homenagens, pois, apesar de todo o reconhecimento público de seu patrimônio literário, não deixa de ver-se como um intelectual de província, ou tratado como tal na repercussão de sua obra. Conforme disse, Élis vive de modesta aposentadoria de três salários mínimos. "Falta-lhe, para completar a rica biografia, o reconhecimento oficial pela obra que vai perdurar sem as limitações do tempo", observou.

Mauro Miranda disse que decidiu solicitar a homenagem após ler reportagem sobre Élisno jornal O Popular, de Goiânia, na qual o escritor fala de seu isolamento do mercado cultural do país. Na reportagem, cujo texto o senador pediu que o ministro lesse, Élis declara: "Eu me sinto excluído, porque todo o interior do Brasil, fora Rio de Janeiro e São Paulo, é excluído do mercado. Então a literatura só existe mesmo como mercado para quem mora em algum desses dois locais. Eu até consegui demais, porque cheguei à Academia Brasileira de Letras. Eu acho que eu tinha direito a uma projeção maior no país".



20/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA O ESCRITOR BERNARDO ÉLIS

CPTM faz homenagem a cantora Elis Regina

Estação Corinthians-Itaquera será palco de homenagem à Elis Regina nessa segunda

Mauro Miranda homenageia Bernardo Sayão

Mauro Miranda propõe homenagem a ex-senador

Mauro Miranda presta homenagem à Goiânia