MAURO PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA VIOLÊNCIA E DESEMPREGO EM BRASÍLIA



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) pediu hoje (dia 11) providências do governo federal para combater a violência e os altos índices de desemprego registrados em Brasília e na região do entorno, sugerindo que o assunto seja incluído na pauta da reunião ministerial que o presidente Fernando Henrique Cardoso realiza na próxima sexta-feira (13).

Para Mauro Miranda, a questão social do Distrito Federal e do entorno não é apenas um desafio de ordem local ou regional, mas um problema político-social de implicações nacionais.

- Como sede dos poderes da República, somos a vitrine mais exposta do país, nas suas relaçõesexternas com a comunidade internacional. Além de tudo isso, como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade, é incompatível para a imagem de Brasília conviver passivamente com o estigma de altas taxas de desemprego e índices alarmantes de violência - afirmou.

Mauro Miranda disse que "a situação que se verifica em Brasília e na região do entorno é crítica e exige soluções imediatas". No entanto, reconhece que temos instrumentos para mudar essa situação, dependendo de vontade política e da união de nossos esforços, num amplo trabalho de mobilização para desenvolver o cinturão geográfico de Brasília e afastar o fantasma do desemprego, da miséria e da violência.

Segundo o senador, temos na região do Distrito Federal um laboratório vivo das conseqüências trágicas do desemprego, que já chega a 18,4 por cento da população. Mauro Miranda disse que aqui estão expostos a nu dois movimentos sociais que concorrem para a gravar o quadro crítico de Brasília e do Entorno: o movimento dos migrantes e o êxodo rural que vem se agravando na região Centro-Oeste.



11/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA VIOLÊNCIA

Amir Lando pede providências contra violência em Rondônia

QUINTANILHA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO PAÍS

Augusto Botelho registra estudo sobre violência contra crianças e adolescentes e pede providências do poder público

IRIS PEDE PLANO EMERGENCIAL CONTRA VIOLÊNCIA NO ENTORNO DE BRASÍLIA

Mauro Miranda pede providências para conservação e restauração de estradas