Augusto Botelho registra estudo sobre violência contra crianças e adolescentes e pede providências do poder público




Ao celebrar a passagem do Dia da Criança, em 12 de outubro, o senador Augusto Botelho (sem partido-RR) comentou em Plenário mapeamento recente feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias do país que identificou 1.820 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo que desse total 67,5% encontram-se em áreas urbanas.

- É preciso refletir sobre o futuro que o país tem oferecido às crianças. A infância está em perigo - afirmou, em discurso nesta quarta-feira (13).

Augusto Botelho disse que em Roraima, estado que representa, o mapeamento levantou 25 locais considerados vulneráveis. O nível de risco, disse o senador, está associado a locais em que são vendidas bebidas alcoólicas, em que ocorre a presença de motoristas de passagem, de prostituição de adultos e de tráfico ou consumo de drogas.

Augusto Botelho informou que o chefe de policiamento de fiscalização da PRF-RR, Paulo Filho, afirmou que, com base na identificação desses pontos, a polícia deverá atuar de forma preventiva e encaminhar os casos ao Juizado da Infância e da Juventude ou ao Conselho Tutelar.

O parlamentar disse que seu objetivo, ao levar o assunto ao Plenário era chamar a atenção para sua gravidade e alertar o poder público para que crianças e adolescentes tenham melhores condições de vida nas áreas de saúde, educação e lazer e que se aprovem leis que as favoreçam e ao futuro do Brasil.

O parlamentar por Roraima mencionou ainda, em seu pronunciamento, campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que convida a população a "reduzir as iniquidades" cometidas contra crianças e jovens e a melhorar as condições de vida em favelas, cortiços e conjuntos habitacionais de pessoas de baixa renda.

O Unicef pretende implantar a campanha em São Paulo, Rio de Janeiro e Itaquaquecetuba (SP), disse o senador, acrescentando que gostaria de vê-lo estendido ao norte do país, em particular a Roraima.

1ª Desembargadora em Roraima

O parlamentar registrou também a posse da juíza Tânia Maria Vasconcelos Dias de Souza Cruz como a primeira desembargadora mulher em Roraima. Anteriormente, ela ocupou os cargos de promotora de Justiça no Amazonas e recentemente era titular da Vara de Justiça itinerante de Roraima, onde atuava em conciliações, com uma média de 500 acordos mensais. O parlamentar destacou seu desempenho, produtividade e aperfeiçoamento técnico, parabenizando-a pelo novo cargo.



13/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sodré Santoro pede combate à violência contra crianças e adolescentes

Augusto Botelho aguarda estudo para decidir sobre uso de películas automotivas

Setor público e provado assinam pacto de enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes

Oficina discute violência sexual contra crianças e adolescentes

Paulo Davim lamenta violência contra crianças e adolescentes

Níura Demarchi: violência contra crianças e adolescentes é intolerável