MAURO PEDE RECONHECIMENTO PARA O GRUPO DE DANÇA "QUASAR"
O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) parabenizou o grupo de dança Quasar, do seu estado, que no início de março recebeu cinco prêmios na Festa dos Melhores - promoção anual da Funarte realizada no Rio de Janeiro. Nas cinco categorias em que concorreu, cinco prêmios mambembe foram conquistados pelos goianos: bailarino e bailarina revelação, melhor coreógrafo, melhor elenco e melhor espetáculo.
Ele pediu ao Ministério da Cultura que reconheça o grupo de dança porque somente com esta credencial a companhia poderá ficar apta a receber doações através da Lei Rouanet.
O esforço dos integrantes do grupo Quasar para projetar a cultura de Goiás no Brasil e no exterior também foi ressaltado por Mauro, que reclamou da falta de um maior apoio do Estado ou da iniciativa privada.
- Apesar das sucessivas consagrações que o Quasar tem obtido, o financiamento público ou privado de suas atividades é insuficiente para garantir dedicação exclusiva à arte e assegurar a ampliação do repertório de espetáculos - comentou.
Para ilustrar sua opinião, o senador citou o nome de artistas consagrados que, depois de muito sucesso, chegaram ao final da vida reclamando de uma assistência mínima do Estado.
- Não faz muito tempo o país tomou conhecimento da comovente situação de penúria das irmãs Dircinha e Linda Batista, cantoras de grande sucesso nas décadas de 40 e 50. A viúva de Lúcio Alves, outro artista de grande prestígio dos anos de ouro da música popular brasileira, também foi vítima do abandono, vivendo no interior de um túnel de ferrovia, em contato direto com ratos e na mais absoluta situação de miséria - lamentou.
02/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Grupo folclórico dança no Senado Federal
Grupo de dança Ucraniana participa do Encontro da Diversidade
Eurípedes pede apoio para reconhecimento da profissão de mestre-de-obras
José Nery pede reconhecimento de estado de calamidade em municípios do Pará
Solidariedade: Grupo espanhol de dança flamenca realiza espetáculo em prol do Fundo Social do Estado
Espetáculo da companhia Quasar valoriza condição humana