José Nery pede reconhecimento de estado de calamidade em municípios do Pará



Ao cobrar do governo federal medidas urgentes para o atendimento de desabrigados por enchentes nas cidades de Altamira e Juriti no Pará, o senador José Nery (PSOL-PA) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (15), decisão da governadora de seu estado, Ana Júlia Carepa, contrária ao reconhecimento de estado de calamidade pública decretado pela prefeita de Altamira, Odileida Maria de Sousa Sampaio.

Com o apoio do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), José Nery se comprometeu a solicitar audiência com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para exigir o reconhecimento imediato do estado de calamidade pública em Altamira, bem como para cobrar medidas eficazes para o atendimento dos desabrigados.

José Nery solicitou ao ministro Geddel Vieira Lima a designação de uma equipe do Ministério da Integração Nacional para acompanhar in loco a situação e definir, em conjunto com as autoridades municipais e do estado e com as organizações não-governamentais de Altamira, especialmente os movimentos sociais, as medidas necessárias para superar o problema.

O senador cobrou também do governo a apuração de denúncias relativas à possibilidade de o aumento da área atingida pelas inundações em Altamira ter sido causado pelo rompimento de barragens construídas em propriedades rurais particulares.

Em apartes, Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Flexa Ribeiro apoiaram o pronunciamento de José Nery. Flexa Ribeiro considerou a possibilidade de motivação político-partidária na recusa da governadora Ana Júlia Carepa em reconhecer o estado de calamidade pública em Altamira.

Após encerrar seu pronunciamento, José Nery voltou a usar a palavra para comunicar nova decisão da governadora Ana Júlia Carepa reconhecendo o estado de calamidade pública em Altamira.

Operação Satiagraha

José Nery relatou ainda a entrega de manifesto de apoio e solidariedade, assinado por 15 senadores e 13 deputados federais, ao juiz federal Fausto Martins de Sanctis, que autorizou, em 2008 a prisão de vários banqueiros, diretores de bancos e investidores envolvidos na Operação Satiagraha desencadeada pela Polícia Federal em 2004.



15/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benefícios para municípios em estado de calamidade pública estão na pauta da CCJ

Projeto facilita liberação de recursos para municípios que tiverem decretado estado de calamidade pública

Municípios foram reconhecidos por estado de calamidade em 2010

Nove municípios de Pernambuco decretam estado de calamidade pública

José Nery relata dificuldades de municípios paraenses

Nove municípios catarinenses decretaram estado de calamidade pública e 44 estão em situação de emergência