MDS busca parceria da Funcef para o Brasil Sem Miséria
A Fundação dos Economiários Federais (Funcef) quer ser parceira do programa Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Depois de palestra da ministra Tereza Campello a diretores, gestores e funcionários do fundo na última quarta-feira (1º), o presidente da entidade, Carlos Alberto Caser, fez o anúncio.
Entidade fechada de previdência privada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira, a Funcef é hoje o terceiro maior fundo de pensão do Brasil e um dos maiores da América Latina. Foi criada por lei em 1977 para administrar o plano de previdência complementar dos empregados da Caixa Econômica Federal e atualmente tem patrimônio ativo total superior a R$ 45 bilhões, com aproximadamente 115 mil participantes.
Ao apresentar os eixos de ação do plano Brasil Sem Miséria e os resultados já alcançados desde o lançamento, há sete meses, a ministra reforçou a importância da parceria com o setor privado, por meio de ações sustentáveis e permanentes. “Não estamos aqui para pedir doações, mas para fazer negócio”, alegou Campello, destacando que as parcerias com o setor privado têm sido construídas sob nova lógica, diferente da visão filantrópica, que considerava a área social como gasto.
A ministra citou exemplos de parcerias de sucesso, como o acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para compra de produtos de pequenos agricultores familiares em extrema pobreza e revender nas gôndolas dos mercados. “A adesão foi muito superior ao que esperávamos. Hoje, nosso desafio é organizar os pontos de produção para dar conta da demanda.”
Entre o leque de ações que o setor privado pode promover para o público do Brasil Sem Miséria, a ministra listou projetos de capacitação e contratação de mão de obra para a construção civil, abertura de vagas de estágio e emprego, fornecimento de transporte e alimentação para alunos de capacitação, empréstimo de espaços para cursos, financiamento de projetos familiares de geração de renda e construção de cisternas.
O presidente do Funcef destacou que a entidade se vê como futura parceira do Brasil Sem Miséria: “Internamente, hoje empregamos 600 pessoas em todo o País, mas podemos contratar estagiários por meio do programa Jovem Aprendiz, entre outras possibilidades”.
Fonte:
Brasil Sem Miséria
02/02/2012 16:45
Artigos Relacionados
Brasil Sem Miséria faz parceria no Ceará para qualificar mulheres para a construção civil
Associação Brasileira de Supermercados reafirma parceria com o Brasil Sem Miséria
Brasil busca parceria no setor hoteleiro em Nova York
Fiocruz busca parceria para desenvolver vacinas
Honduras busca parceria para o combate à fome
Parceria: Hospital Emílio Ribas busca parceiros para preservação de patrimônio histórico