Honduras busca parceria para o combate à fome



A formação de uma parceria de cooperação técnica para fortalecer a agricultura familiar em Honduras foi debatida na última segunda-feira (6) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, com o ministro hondurenho de Agricultura e Pecuária, Jacobo Regalado.

O ministro hondurenho expressou a necessidade de realizar intervenções de combate à fome e à extrema pobreza no campo em seu país, e disse que “as políticas públicas de inclusão produtiva e distribuição de renda no Brasil são uma referência”.

“Precisamos desta parceria para assistência técnica, tecnologia e outros mecanismos que contribuam para o melhor desempenho da produção agrícola e avanços nos indicadores sociais”, afirmou Regalado.

Situado na América Central, Honduras está entre os países mais pobres do mundo, com metade dos seus 8,2 milhões de habitantes vivendo na zona rural. Destes, 70% estão na faixa da extrema pobreza, sofrendo com a fome e a falta de perspectivas.

O ministro brasileiro destacou o interesse em ajudar Honduras. “Estamos à disposição, e podendo agregar as experiências planejadas e bem-sucedidas para cooperar nas áreas de  segurança alimentar e nutricional”, afirmou Florence.

Durante o encontro, o ministro do Desenvolvimento Agrário relatou  os já alcançados pelo com a implantação do Plano Brasil Sem Miséria, do Plano Safra da Agricultura Familiar, e de mecanismos de incentivo à produção, transformação e comercialização de alimentos. Também ressaltou a criação de linhas de crédito facilitadas e a redução de juros para agricultores familiares. Lembrou ainda o Garantia Safra, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Nas relações internacionais, estamos levando nossas experiências e intensificando a cooperação com países que necessitam produzir alimentos para superar a fome, distribuir renda e resgatar a cidadania de suas populações. O Mais Alimentos África exemplifica bem essa política”, disse Florence.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



07/02/2012 11:53


Artigos Relacionados


MDS busca parceria da Funcef para o Brasil Sem Miséria

Fiocruz busca parceria para desenvolver vacinas

Agricultura familiar colabora para combate à fome no País

Inscrições para prêmio de combate à fome terminam nesta segunda

Mauro Miranda defende apoio à agricultura para combate à fome

CAE cria subcomissão para estudar opções de combate à fome e à pobreza