MEC avalia positivamente cursos da Unilegis, informa vice-reitora



Avaliadoras designadas pelo Ministério da Educação ficaram bem impressionadas com o projeto pedagógico de dois cursos de pós-graduação (lato sensu) de Administração Legislativa e de Direito Legislativo da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis). Foi o que informou a vice-reitora acadêmica da instituição, Vânia Maione, em entrevista à Agência Senado nesta segunda-feira (2).

- A informação que obtivemos foi a melhor possível: o registro foi de que a Unilegis está preparadíssima e que o projeto pedagógico está muito bom e pode evoluir para um mestrado - comemorou a vice-reitora.

Depois de informar o resultado da recente avaliação, Vânia Maione disse que o fato representa um passo a mais no processo destinado a garantir que os certificados de conclusão para os alunos sejam expedidos diretamente por órgãos do Senado.

Até agora, os certificados vêm sendo conferidos, via convênios, por outras universidades já autorizadas pelo MEC. A previsão é de que, a partir de junho, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), também vinculado ao Senado e que atua como comitê executivo da Unilegis, passe a emitir certificados para os quatro cursos de pós-graduação - Administração Legislativa, Direito Legislativo, Ciência Política e Comunicação Legislativa.

Os cursos já avaliados foram os de Administração Legislativa, pela professora Josefa Sonia Pereira da Fonseca, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, e de Direito Legislativo, pela professora Cecília Caballero Lois, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).A avaliação foi feita nos dias 11 e 12 de fevereiro e, como explicou Vânia Maione, o avaliador é sempre de outra unidade da Federação para que haja maior isenção.

Na próxima semana, em data a ser ainda confirmada, os dois outros cursos - Comunicação Legislativa e Ciência Política - devem ser submetidos ao mesmo processo de avaliação. A vice-reitora aproveitou para informar que será aberta em agosto a segunda turma do Curso de Ciência Política.

Questionário

O trabalho de avaliação envolveu o preenchimento de extenso formulário contendo quesitos referentes à qualidade das instalações físicas, ao projeto pedagógico de cada curso, ao currículo e à titulação dos professores. As avaliadoras chegaram a visitar a Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado, com o objetivo de se certificar sobre o acesso dos alunos da Unilegis às suas dependências.

Na composição da grade de professores de cursos de pós-graduação lato sensu, o MEC exige que pelo menos metade dos docentes tenha grau de mestre e doutor, podendo a parcela restante ser formada por especialistas. Por conta disso, Vânia Maione explicou que foi necessário fazer a substituição de dois professores por profissionais com mestrado.



02/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comitê Organizador avalia positivamente o legado da Copa

Ivo Cassol avalia positivamente o primeiro ano do Código Florestal

Sibá avalia positivamente taxa de crescimento da economia

Pesquisa que avalia positivamente o presidente Lula é mentirosa, diz Mão Santa

Geovani Borges avalia positivamente os dez anos de privatização das telecomunicações brasileiras

Osvaldo Sobrinho avalia positivamente obras de Cuiabá para a Copa