Sibá avalia positivamente taxa de crescimento da economia



O senador Sibá Machado (PT-AC) avaliou como positiva a taxa de crescimento da economia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (31). De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é 1,4% maior do que o do último trimestre de 2005. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,4%.

- Isso mostra que o Brasil está superando suas dificuldades econômicas e que será capazde resistir aos percalços das economia norte-americana - concluiu o senador, referindo-se à possibilidade de alta nos juros americanos, que poderia provocar a transferência de capital do Brasil para os Estados Unidos.

Sibá afirmou que o número divulgado pelo IBGE foi propiciado pela queda dos juros no Brasil, pelo aumento da oferta de crédito e conseqüente expansão do comércio, pelos incentivos fiscais concedidos a alguns setores e pelas políticas de distribuição de renda como o Bolsa Família e o reajuste do salário mínimo.

O senador ainda disse que a queda nos juros brasileiros deve ensejar a diminuição das taxas cobradas pelas instituições financeiras. Em aparte, o senador João Batista Motta (PSDB-ES) disse que o povo está estarrecido com os lucros bancários e sugeriu que o governo limite as taxas de juros dessas instituições.

31/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crescimento menor da economia "está em linha" com as expectativas do BC, avalia Tombini

Dados sobre crescimento da economia indicam perda de competitividade da indústria, avalia CNI

Comitê Organizador avalia positivamente o legado da Copa

Ivo Cassol avalia positivamente o primeiro ano do Código Florestal

Pesquisa que avalia positivamente o presidente Lula é mentirosa, diz Mão Santa

MEC avalia positivamente cursos da Unilegis, informa vice-reitora