Comitê Organizador avalia positivamente o legado da Copa



O legado que a Copa do Mundo deixará para o País mereceu nota dez do CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade. Um desses benefícios que o Brasil terá com a realização do megaevento é a capacitação profissional e o incentivo à cultura do voluntariado.

“Eu daria uma nota muito grande para o que vai ficar de legado para o País. O governo federal está instrumentalizando esses dados. Então, se você somar cada um dos investimentos nas sedes, eu daria nota 10. Para a organização, estamos no caminho para fazer uma boa pontuação. Realizamos uma boa Copa das Confederações e eu diria que, juntos com as sedes, com os planos que vamos organizar, chegaremos perto para realizar uma Copa do Mundo nota 10”, declarou Trade.

A avaliação positiva também foi feita por Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, que destacou o sucesso da realização da Copa das Confederações. “Dadas as circunstâncias da Copa das Confederações, em condições adversas, nós fomos aprovados com louvor. Para a Copa, é ter cuidado e identificar os problemas que ocorreram e corrigi-los, para termos nota tão boa, ou ainda melhor”.

As equipes que atuarão nas 12 sedes do Mundial já começaram a ser preparadas. Somente para trabalhar nos dias de eventos relacionados ao sorteio final, que ocorre na Costa do Sauipe (BA), são 250 voluntários atuando.

“Já estamos trabalhando no programa de voluntários, estamos acertando o local onde eles vão atuar, qual o papel deles, a definição disso. Estão sendo feitas dinâmicas de grupos em cada uma das cidades-sede, nós temos nossas equipes espalhadas e contamos com a ajuda das capitais para isso, que nos cede os espaços. Entrevistas individuais em inglês e português para saber quem tem habilidade com idiomas”, detalhou Trade.

A última etapa de preparação dos voluntários será o treinamento em que serão identificados o perfil de cada um e, por fim,  próximo a competição, eles conhecerão os locais de trabalho e como funcionam, na prática, as área em que vão atuar.

Fonte:
Ministério do Esporte 



05/12/2013 17:20


Artigos Relacionados


Centros de treinamento da Copa deixarão importante legado, diz Comitê Organizador

Ronaldo Fenômeno aceita cargo no Comitê Organizador Local da Copa

Fifa e Comitê Organizador formam grupo de trabalho para melhorias na Copa

Brasil terá representante no comitê organizador da Fifa para Copa 2014

Técnicos da Fifa e do Comitê Organizador da Copa vistoriam arenas de Salvador e Recife

Presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo visita Arena Pernambuco