MEC conclui avaliação de obras literárias que irão para 147 mil escolas em 2012



A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) concluiu a avaliação pedagógica das obras literárias inscritas no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para 2012. No próximo ano, mais de 147 mil escolas públicas de educação básica receberão o novo acervo do PNBE.

As obras serão distribuídas a todas as bibliotecas das escolas públicas com alunos matriculados na educação infantil (creche e pré-escola), nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), e educação de jovens e adultos (ensino fundamental e médio). As instituições devem possuir cadastro no censo escolar. A previsão é de que mais de 23 milhões de alunos tenham acesso aos livros do PNBE 2012.

Desenvolvido desde 1997, o programa objetiva promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.

O PNBE divide-se em três ações: avaliação e distribuição de obras literárias, cujos acervos são compostos por textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos; o PNBE Periódicos, que avalia e distribui periódicos de conteúdo didático e metodológico para as escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio; e o PNBE do Professor, que tem por objetivo apoiar a prática pedagógica dos professores da educação básica e também da educação de jovens e adultos, por meio da avaliação e distribuição de obras de cunho teórico e metodológico.

O resultado da avaliação foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (15).

 

Fonte:
Ministério da Educação



20/09/2011 12:43


Artigos Relacionados


Abertas as inscrições para publicação de obras literárias brasileiras no exterior

Paulo Paim faz apelo em favor de obras literárias para cegos

Festival traz adaptações de obras literárias latino-americanas para o cinema

Setor braile do Senado vai priorizar a impressão de obras literárias

Biblioteca Nacional vai selecionar projetos de pesquisa e produção de obras literárias

Concurso vai premiar obras literárias que estimulem alfabetização de jovens e adultos