MEC cria comissões para elaborar planos dos Territórios etnoeducacionais
O ministro da Educação, Fernando Haddad, instituiu nesta quinta-feira (14), uma série de comissões de caráter consultivo e deliberativo que têm a responsabilidade de elaborar e pactuar os planos de ações de 14 territórios etnoeducacionais indígenas. A figura do território etnoeducacional, instrumento de gestão da educação indígena, foi definida por decreto em maio de 2009.
Dos 14 territórios etnoeducacionais, 13 representam povos indígenas distribuídos em terras de 122 municípios dos estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Território Etnoeducacional Yby Yara compreende as terras indígenas na Bahia.
Cada comissão gestora é coordenada pelo MEC e composta pela representação dos povos indígenas envolvidos no território, das secretarias de educação do estado e dos municípios, de universidades públicas, da Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outras instituições. O mandato é de dois anos.
É nos colegiados que os povos indígenas relatam suas demandas aos governos da União, de estados e municípios, estabelecem as prioridades e definem a formação de professores e os materiais didáticos.
Os territórios asseguram que a política de educação escolar indígena atenda as populações segundo a área geográfica que ocupam, e não mais por município ou unidade da Federação. Assim, a articulação deve ser permanente.
Fonte:
Ministério da Educação
15/07/2011 15:49
Artigos Relacionados
IPT desenvolve metodologia para elaborar planos de abandono de estádios
Municípios podem ter ajuda para elaborar planos de saneamento
Municípios podem ter ajuda para elaborar planos de saneamento
Estados e municípios ganham apoio para elaborar planos de cultura
Prefeituras e governos estaduais têm mais um ano para elaborar planos de habitação
Estados e municípios têm até agosto para elaborar planos de gestão de resíduos