MEC define teto de renda máxima de estudantes que podem financiar ensino superior



O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos, segundo as regras publicadas nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União. Não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.

Nos casos em que o financiamento custear 75% da mensalidade do curso, a renda familiar mensal do aluno poderá ser de até quinze salários mínimos. Quando o financiamento for de 50% da mensalidade, o limite do rendimento mensal será de até 20 salários mínimos.

O programa financia a mensalidade de estudantes em instituições particulares de ensino superior. O aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso por meio do portal do Fies. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros do programa.

O financiamento estudantil pode ser solicitado em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Desde que as inscrições foram abertas em 31 de janeiro deste ano, cerca de 42.734 contratos foram firmados e cerca de 25 mil estão em fase de preenchimento. Juros anuais de 3,4%, maior prazo de quitação, criação do Fundo de Operações de Crédito Educativo fazem parte das regras que desburocratizaram o Fies em 2010.

Saiba mais sobre o Fies 

Fonte:
Agência Brasil



12/04/2012 20:47


Artigos Relacionados


Recursos da União poderão ajudar a financiar ensino superior dos estados

CE vota projeto que obriga União a financiar instituições de ensino superior estaduais

Mais de 190 mil estudantes têm acesso ao ensino superior com fundo fiador

Instituições de ensino superior já podem se cadastrar no Suas

Instituições de ensino superior já podem aderir ao Prouni 2012

Instituições de ensino superior já podem se inscrever no Bolsa Universidade