MEC divulga notas máximas e mínimas do Enem
O Ministério da Educação divulgou as notas máximas e mínimas obtidas em cada prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os resultados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A metodologia adotada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos. Por exemplo: se um item teve alto índice de acertos, valerá menos pontos. Mas se poucos alunos marcaram a resposta correta, a questão valerá mais pontos para aqueles que tiveram acertado. Por essa razão, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias diferentes.
Para saber se foi bem ou mal, o candidato precisa comparar seus resultados em uma escala que varia em cada uma das provas. Ela é composta a partir da nota mais baixa e a mais alta obtidas pelos participantes em cada um dos testes. Em ciências humanas, a menor nota foi 265,1 e a maior, 883,7. Já na prova de ciências da natureza, a nota mínima foi 297,3 e a máxima 844,7. Em linguagens, a nota dos candidatos variou entre 254 e 810,1 pontos e, em matemática, entre 313,4 e 973,2.
Ao contrário das provas tradicionais, na metodologia TRI não existe um valor pré-fixado para uma questão nem uma escala com o máximo e o mínimo de pontos que o candidato pode obter no Enem.
Fonte:
Agência Brasil
14/01/2011 19:51
Artigos Relacionados
Enem divulga notas por instituições
Enem: Reeducandas do Centro de Ressocialização de Rio Preto têm notas acima da média nacional
Notas do Enem não servem para comparar qualidade das escolas, diz ministro da Educação
Fazenda divulga notas de esclarecimento
Unicamp divulga notas do vestibular
PFL DIVULGA NOTAS EM APOIO A FHC E TUMA