MEC quer dobrar número de capacitados no Programa Gênero e Diversidade na Escola
Em audiência na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra a mulher, o coordenador-geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Fábio Meirelles Hardman de Castro, disse que a pasta tem o compromisso de duplicar ou triplicar, nos próximos anos, o número de profissionais capacitados pelo programa Gênero e Diversidade na Escola.
A iniciativa objetiva orientar os professores da educação básica para lidar com situações envolvendo questões de gênero, relações étnico-raciais e orientações sexuais, buscando evitar o preconceito. Segundo informou, o percentual de profissionais capacitados ainda é baixo: cerca de 50 mil, num universo de dois milhões de profissionais.
Ainda segundo o representante do MEC, ao contrário do Ministério da Saúde que possui um Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Educação não tem um sistema único de educação, o que impossibilita um fluxo maior de notificações de violência nas escolas.
Mesmo com a existência do Conselho Nacional de Diretrizes para a Educação nas Prisões, ele reconheceu a necessidade de se aprofundar o debate sobre o assunto.
O representante do MEC prestou esses esclarecimentos após afirmação da deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO) de que a violência seria muito velada nas escolas. Segundo a parlamentar, muitas vezes o próprio quadro docente reforçaria essa discriminação.
Na opinião da deputada, também faltam incentivos para a educação prisional feminina. Ela criticou a inexistência de programa de formação no âmbito do Ministério de Educação para tratar do tema.
A audiência dessa quinta-feira (19) da CPMI teve como tema a transversalidade das políticas de combate à violência contra as mulheres. Foram ouvidos representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Justiça.
Mais informações a seguir
19/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministério do Meio Ambiente quer dobrar número de consumidores conscientes
Servidores da Previdência são capacitados em diversidade social
Oportunidade: Estado amplia número de bolsistas do programa Escola da Família
MEC irá dobrar o número de territórios para indígenas
Mobilização industrial pretende dobrar o número de empresas inovadoras até 2013
Devolução de impostos de exportação é simplificada e vai dobrar número de empresas beneficiadas