MEC terá mais duas secretarias em nova estrutura organizacional



A reestruturação de secretarias e diretorias do Ministério da Educação (MEC) foi publicada nesta terça-feira (17), no Diário Oficial da União. Com as mudanças, o MEC passa a ter duas novas pastas: a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. 

A primeira pasta tratará do cumprimento da legislação educacional no âmbito da educação superior. A secretaria terá três diretorias, que implementarão as políticas de regulação e supervisão de educação superior presencial, a distância e da educação profissional e tecnológica. O primeiro titular da secretaria será o professor Luís Fernando Massonetto, da Universidade de São Paulo (USP).  

Já a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino terá como função estimular a cooperação entre a União, estados e municípios, para a criação de um sistema nacional de educação.

Três diretorias atuarão especificamente nas seguintes áreas: cooperação e planos de educação, articulação dos sistemas de ensino e valorização dos profissionais da educação. O titular da pasta será o professor e ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT).

Os programas da educação inclusiva foram incorporados à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A secretaria passa a ter quatro diretorias: políticas para a educação no campo e diversidade; alfabetização e educação de jovens e adultos; direitos humanos e cidadania; educação especial. O comando da pasta fica a cargo da professora Cláudia Dutra. 

Segundo o ministério, os professores Maria do Pilar Lacerda, da Secretaria de Educação Básica (SEB); Eliezer Pacheco, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); José Henrique Paim Fernandes, da Secretaria Executiva, e Francisco das Chagas Fernandes, da Secretaria Executiva adjunta; Jorge Guimarães, da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes); Daniel Balaban, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Malvina Tuttman, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, permanecem em seus cargos. 


Fonte:
Ministério da Educação



17/05/2011 19:10


Artigos Relacionados


Anvisa tem nova estrutura organizacional

Anvisa define nova estrutura organizacional

Aprovada nova estrutura organizacional do Parlamento

Ministério da Integração possui nova estrutura organizacional

CNMP tem estrutura organizacional aprovada na CCJ

Secretarias indicam prioridades em ações de infra-estrutura no Estado