MEC vai estimular estados a melhorar desempenho no Plano Nacional de Educação



O ministro da Educação, Fernando Haddad, convocou nesta quarta-feira (13) os estados da federação a prepararem seus planos educacionais, como forma de forçar a implementação das políticas contidas no projeto do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional. Haddad fez a afirmação na abertura da audiência pública convocada pela assembléia legislativa de São Paulo.

Haddad afirmou que não há como falar em valorização da educação sem considerar a valorização dos trabalhadores na educação. O Brasil forma hoje mais de 700 mil professores por ano, segundo ele. “Mas não há como manter um licenciado em física, química e biologia, com salários defasados na proporção de 60%. Sem salários competitivos, sem carreira para o magistério, não há mágica”, observou.

O ministro Haddad disse ainda que há um ambiente favorável para aprovar um plano como o PNE. “Esta primeira reunião tem um efeito catalisador aqui em São Paulo”, afirmou. “É um debate oportuno, para acompanhar os trabalhos em Brasília e depois formatar um plano estadual, que possa ser acompanhado pela sociedade”, concluiu o ministro.


Fonte:
Ministério da Educação



13/04/2011 19:21


Artigos Relacionados


Plano Nacional de Educação é peça-chave para melhorar ensino, afirmam educadores

Articulação entre União, estados e municípios deve nortear novo Plano Nacional da Educação

Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro

Fórum nacional pede rapidez na tramitação do Plano Nacional de Educação

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANALISA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Estados da região Norte discutem Plano Nacional de Resíduos Sólidos