Fórum nacional pede rapidez na tramitação do Plano Nacional de Educação
O Fórum Nacional de Educação, entidade instituída em dezembro de 2010, teve sua primeira reunião nesta terça-feira (29), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O encontro rendeu uma nota pública sobre a tramitação do projeto do Plano Nacional da Educação (PNE) no Congresso Nacional. O documento será publicado até o fim da semana.
A nota traz recomendações como, por exemplo, a necessidade de celeridade. “Também discorremos sobre a participação dos deputados na comissão especial da Câmara criada para acompanhar o PNE”, explicou Francisco Chagas, coordenador do fórum, composto por representantes do MEC e de entidades da educação, estudantes, trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais. A entidade tem caráter permanente e seus membros devem se reunir, no mínimo, duas vezes a cada ano.
A criação do fórum foi uma demanda levantada durante a Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada em abril de 2010. Uma de suas principais atribuições é convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas pelo projeto de lei do PNE 2011-2020, que tramita no Congresso. A proposta é que as conferências nacionais ocorram de quatro em quatro anos, sendo precedidas por conferências estaduais e municipais.
Fonte:
Ministério da Educação
29/03/2011 17:47
Artigos Relacionados
Fórum pede ao Congresso um cronograma de audiências públicas sobre Plano Nacional de Educação
Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro
Ana Amélia pede atenção especial ao Plano Nacional de Educação
Inácio Arruda pede urgência na votação do Plano Nacional de Educação
Anibal Diniz pede reflexão dos senadores sobre o Plano Nacional de Educação
Apae pede que entidade não seja enfraquecida com novo Plano Nacional de Educação