Medicado, presidente do Senado Federal descansa em casa



O presidente do Senado, José Sarney, cancelou o restante da agenda desta quinta-feira (26) e, por volta das 16h30, foi para sua residência descansar. O presidente foi atendido na Secretaria de Assistência Médica e Social (Sams) depois de ter se sentido mal ainda pela manhã, durante visita de Jia Qinglin, presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC). Foi diagnosticado um quadro de gastroenterite, informou a assessoria de Sarney.

VEJA MAIS

O presidente foi atendido primeiramente no posto de atendimento médico próximo ao Plenário, onde foi medida sua pressão arterial, que estava estável. De lá, ainda segundo sua assessoria, ele seguiu para a enfermaria da Sams, anexa ao Senado, onde fez exames complementares e tomou soro e uma medicação específica.

José Sarney fez uma medição de glicose e posteriormente exames de raio-X e ecografia, que confirmaram o diagnóstico clínico. Terminada a soroterapia, ele seguiu para sua residência, de acordo com sua assessoria. Sarney deixou a Sams pela garagem do prédio, acompanhado do líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que havia chegado minutos antes para visitá-lo. Também esteve na Sams o diretor-geral do Senado Federal, Haroldo Feitosa Tajra.

Ao sair do posto médico ao lado do Plenário, Sarney acenou para a imprensa fazendo sinal de que estava tudo bem. Na ocasião, o deputado Sarney Filho (PV-MA), que acompanhou o atendimento do pai, riu e disse aos jornalistas: "é dor de barriga".

Às 14 horas, o diretor da Sams, o médico Paulo Roberto Rodrigues Ramalho, divulgou nota confirmando o diagnóstico e informando que o presidente do Senado Federal se encontrava "em observação clínica pós uso de medicação específica".

Teresa Cardoso e José Paulo Tupynambá / Agência Senado



26/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE SIMON FALOU POR TODA CASA

PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE ACORDO EXTERNO É ASSUNTO DA CASA

Senado homenageia o ex-presidente da Casa Ramez Tebet, que faria 71 anos

Renan Calheiros renuncia ao cargo de presidente do Senado Federal

VICE-PRESIDENTE DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANO VISITA SENADO FEDERAL

Presidente e diretores do BC poderão ser obrigados a comparecer semestralmente ao Senado Federal