Medicina cardiovascular



A medicina cardiovascular é um dos destaques em tecnologia na área da saúde no Brasil. Entre os centros de referência está o Instituto do Coração (Incor), uma importante unidade de pesquisa, ensino e atendimento à população, inclusive através do Sistema Único de Saúde (SUS) .

A medicina cardiovascular no País começou a registrar importantes avanços no fim da década de 1950. O alto custo dos equipamentos norte-americanos incentivou investimentos na criação de tecnologias nacionais. O resultado foi a aplicação de novas técnicas no tratamento de doenças cardiovasculares. No Incor, pesquisas clínicas e básicas aplicadas produzidas por estudantes já foram detalhadas em 5.720 estudos -- 3.623 deles publicados em revistas nacionais e 2.097 em internacionais.

Tecnologia de ponta
Entre as inovações criadas no instituto estão equipamentos de imagens -- que substituem exames invasivos --, desenvolvimento de vacinas -- como a que previne a febre reumática --, e pesquisas com uso de células tronco para recuperação de tecido cardíaco.

Mais de 20 trabalhos realizados no Incor originaram patentes ou produtos, como o MedKart, um computador com software especial que permite acessar o prontuário do paciente do seu próprio leito. Estudos comprovaram as vantagens práticas que a tecnologia trouxe no tratamento de doentes monitorados através do equipamento.

Outro produto patenteado pelo instituto é o ventrículo artificial para adultos, que atualmente está em fase de teste clínico no hospital. A versão pediátrica do equipamento brasileiro, que atualmente é fornecido por uma única empresa no mundo, está sendo testada em animais.

Para que as descobertas de uma pesquisa sejam aplicadas no atendimento ao público do hospital, elas devem ser aprovadas pela Comissão Científica do Incor, Comissão Cientifica e de Ética do Hospital das Clínicas e, por último, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Todo este processo pode levar cerca de um ano para ser concluído.

Fonte:
Incor

 



30/01/2013 18:52


Artigos Relacionados


Projeto mapeia sistema cardiovascular humano

Estudo aponta diferença de preço entre produtos de uso cardiovascular

USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto promove 10° Encontro de Medicina Esportiva

USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto promove 10° Encontro de Medicina Esportiva

CE debate exercício da medicina

CAS DEBATE MEDICINA ORTOMOLECULAR