Médico brasileiro é condecorado pela França, registra Sérgio Cabral
O senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) informou o Plenário que o psiquiatra e professor brasileiro Jorge Alberto Costa e Silva foi agraciado com a insígnia de Chevalier de l´Ordre National de la Légion d'Honneur, do governo da França, por serviços prestados à medicina brasileira, francesa e mundial.
A condecoração, a mais alta que o governo da França concede a cidadãos do mundo inteiro que se destacam nas artes e ciências, está completando 200 anos de existência em 2004, tendo sido criada pelo imperador Napoleão I, lembrou Sérgio Cabral.
A solenidade de entrega da comenda, realizada na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, contou com a presença dos dois médicos brasileiros que também receberam a condecoração francesa antes de Jorge Alberto Costa e Silva - Nova Monteiro e Ivo Pitanguy -, bem como de amigos e admiradores.
Sérgio Cabral relatou que o médico psiquiatra Costa e Silva teve carreira brilhante, foi diretor da Organização Mundial da Saúde e exerceu outros cargos relevantes em nível nacional e internacional. Atualmente ele é diretor das Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e exerce a chefia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde atende à população carente da cidade e do estado.
02/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet é condecorado pela Justiça Militar
CABRAL REBATE: "NÃO INDICO MÉDICO NEM NO MEU ESTADO"
CABRAL DEFENDE NECESSIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DA ZONA FRANCA
BERNARDO CABRAL DEFENDE ZONA FRANCA E APÓIA ACM
CABRAL TEM PROJETO PARA ZONA FRANCA DE MANAUS
CABRAL ESCLARECE SITUAÇÃO DE FÁBRICA NA ZONA FRANCA