Médicos de tráfego e Frente de Prefeitos são contra regulamentação de mototaxistas



Flávio Emir Adura, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) condenou a intenção de regulamentação da atividade de mototaxistas, enumerando os riscos e as desvantagens dessa medida para a proteção da vida. Ele, porém, manifestou a posição favorável da Abramet à regulamentação da atividade de motoboys apenas para o transporte de produtos ou prestação de serviços, desde que os motociclistas estejam equipados com instrumentos de proteção, como coletes retro-refletivos e antena anticerol.

Flávio Emir citou o grande número de acidentados e de amputados em função do exercício da profissão, informando que existem dados demonstrando que os acidentes de motos matam 16 vezes mais que os acidentes com automóveis. Do total, acrescentou, 70% dos acidentes com motos são fatais e os demais causam lesões graves. "Se o transporte de pessoas for liberado, o benefício vai ser inferior aos riscos", afirmou.

De mesma opinião, João Bosco Mendonça, representante da Frente Nacional dos Prefeitos, criticou o intento de liberação do transporte de pessoas feito por mototaxistas. Ele apontou dois pontos nevrálgicos para sua posição contrária: a falta de segurança do transporte, o que gera mais acidentes e mortos, e o não cumprimento de normas de higiene, com o uso de um mesmo capacete por várias pessoas, o que facilita a transmissão de doenças infecciosas.

Ambos expuseram suas posições aos senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), durante audiência pública que discute projeto de lei propondo a regulamentação da atividade de motoboys e mototaxistas.

Mais informações a seguir



23/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo pede regulamentação de lei que beneficia motoboys e mototaxistas

Representante de Ministério do Trabalho apoia regulamentação de mototaxistas

Renan apóia pleito de mototaxistas pela regulamentação da atividade

Expedito Júnior anuncia marcha de mototaxistas pela regulamentação da profissão

Ministério assina acordo com Frente Nacional de Prefeitos

Suassuna, presidente da Frente Parlamentar Pró-Municípios, vai a encontro de prefeitos do PFL