Meio Ambiente defende veto ao Código Florestal



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu, nesta segunda-feira (7), veto "realista" ao Código Florestal aprovado no Congresso Nacional, salientando, que é  preciso buscar alternativas para que não haja instabilidade jurídica no País. "Não tenho nenhum problema em pedir o veto, tenho problema de lidar com a realidade depois disso, garantir condições para quem produz alimentos e protege o meio ambiente com inclusão social", afirmou. "Ao vetar, é preciso pensar no que fica depois, porque os problemas socioambientais não podem ser empurrados com a barriga".

A declaração foi feita na abertura do Colóquio Internacional sobre a Carta da Terra, parceria da Comissão de Meio Ambiente do Senado, União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, sigla em inglês) e Carta da Terra Internacional. Segundo Izabella Teixeira, o governo deve dialogar com toda a sociedade e buscar o caminho da justiça socioambiental, com a adoção de regras claras e leis aplicáveis: "Como ministra do Meio Ambiente é preciso defender os interesses de todos os brasileiros e não os de um grupo ou de outro", acrescentou.

RIO+20

A ministra disse acreditar no sucesso pleno da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). "A conferência afirma e reafirma o desenvolvimento sustentável como único caminho para o planeta", afirmou. "Não há como mudar o paradigma do desenvolvimento sustentável. O que está em debate é como fazer, como colocar em prática e traduzir isso em vários caminhos. A conferência é a alavanca para chamar todos para a ação".

E chamou atenção para a importância em se discutir o desenvolvimento sustentável sob o pilar econômico, destacando que  as estratégias para a erradicação da pobreza fazem parte da Rio+20, principalmente sob o prisma do consumo sustentável. "Uma vez erradicada a pobreza, como essa população deve consumir?", indagou. "Nós todos temos que consumir melhor, com maior impacto e maior eficiência energética".

Fonte:
Ministério do Meio



07/05/2012 19:55


Artigos Relacionados


Davim registra manifesto de ex-ministros do Meio Ambiente em favor de veto ao novo Código Florestal

Izabella Teixeira: Ministério do Meio Ambiente está avaliando melhor tipo de veto para Código Florestal

Meio Ambiente avalia impacto do novo Código Florestal

Autoridades do meio ambiente defendem mudanças na MP do Código Florestal

Ex-ministros do Meio Ambiente discutem novo Código Florestal

Ex-ministros do Meio Ambiente debatem reforma do Código Florestal