Meirelles anuncia nova metodologia para cálculo de spreads bancários



O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, revelou nesta quinta-feira que a instituição deve divulgar nas próximas semanas nova metodologia de cálculo dos spreads bancários, como se denomina a diferença entre a taxa de captação e os juros cobrados nos empréstimos. Após audiência realizada em conjunto por comissões técnicas do Senado e da Câmara dos Deputados, ele disse aos jornalistas que a medida vai permitir que a população, os consumidores e órgãos reguladores tenham uma melhor compreensão da composição dos custos das taxas de juros, num ganho de transparência que deve contribuir para aumentar a competitividade no setor bancário.

- É um aperfeiçoamento nos mecanismos de aferição e de cálculo dos spreads para permitir a todos olharem esse assunto e cobrarem das respectivas instituições, que passarão, portanto, a ter uma divulgação cada vez mais transparente - afirmou.

Na mesma linha de transparência, Meirelles disse que o BC quer também divulgar os spreads do crédito direcionado, o dinheiro que os bancos captam e devem direcionar obrigatoriamente ao financiamento habitacional e na agricultura. As operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são também incluídas no crédito direcionado. Como essas linhas de crédito são oferecidas a taxas menores, há quem sustente que elas são onerosas ao conjunto dos tomadores de empréstimo, já que as instituições acabam aumentando as taxas de outras operações para manter suas expectativas de rentabilidade.

Mais informações a seguir



17/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Spreads bancários podem ser reduzidos com nova lei de falências, diz diretor do Banco Central

Taxa para compra e venda de dólares terá nova metodologia de cálculo

Anatel põe em consulta nova metodologia de cálculo que reajusta contas de telefone fixo

Começa reunião para debater juros e spreads bancários

Comissão deve apresentar em 45 dias estudo sobre spreads bancários, diz Dornelles

INSS apresenta nova metodologia para conselho de previdência social