Meirelles expõe resultados da política econômica



A política econômica do governo estará em debate a partir das 10h desta terça-feira (30), quando o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participará de uma reunião sobre o tema, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), com representantes de três comissões da Câmara e das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Fiscalização e Controle (CFC) do Senado.

A presença de Meirelles no Congresso Nacional destina-se a colocar em prática dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal segundo o qual o Banco Central apresentará, no prazo de 90 dias após o encerramento de cada semestre, uma "avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial". Ainda segundo a lei, a instituição deverá mostrar o impacto e o custo fiscal de suas operações e os resultados obtidos nos balanços.

Durante o encontro, o presidente do Banco Central deverá expor a deputados e senadores a sua posição a respeito de temas como a taxa de juros e a cotação do dólar. Meirelles tem defendido a recente elevação dos juros, em função da necessidade de manter os preços sob controle. Após o recente reajuste dos preços dos combustíveis, analistas econômicos têm indicado a elevação do risco de descumprimento das metas de inflação.

A política cambial, que também será debatida durante a reunião, tem sido criticada principalmente por exportadores, temerosos de perder mercados com o que classificam de sobrevalorização do real. Assim como no caso dos juros, porém, a atual cotação do dólar tem exercido um papel importante, segundo o governo, no controle da inflação.



29/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crescimento de 5,3% prova sucesso da política econômica, diz Meirelles

Mão Santa critica condução de política econômica por Palocci e Meirelles

Palocci e Meirelles debatem política econômica na CAE na próxima semana

Henrique Meirelles apresenta cumprimento de metas da política econômica

Henrique Meirelles fala sobre cumprimento de metas de política econômica na CMO

Senadores da CAE querem ouvir Palocci e Meirelles sobre política econômica e acordos com FMI