Memorando Brasil-Itália prevê implantação de empresas de moto em Manaus



A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), assinaram com o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália um memorando de intenção para implantação de empresas de moto, peças e acessórios no Polo Industrial de Manaus (PIM), nesta quinta-feira (22). Na parceria estão também a Associação Nacional de Produtores de Ciclo Motociclos e Acessórios da Itália e o Simest, banco do governo italiano para apoiar as empresas que desejam investir no exterior.

Na reunião de Monitoramento do Comércio Bilateral Brasil-Itália a Suframa apresentou o trabalho que será desenvolvido na Toscana, com apoio do Sebrae do Amazonas, a fim de promover novas oportunidades de negócios ao empresariado de ambos os países.

O saldo da Balança comercial do Brasil com a Itália nos últimos três anos variou muito pouco, sendo que em 2009 ele foi deficitário. Os produtos mais exportados em 2009, por ordem de valor, foram: grãos de café  in natura, pasta química de madeira, grãos triturados e outros resíduos de soja, minérios de ferro, partes de aeronaves, couro bovino e suas carnes congeladas, solados de calçados em couro e plástico. Já os dez produtos mais importados da Itália por ordem de valor, foram: partes de automóveis pesados como tratores e carrocerias, óleos lubrificantes sem aditivos, válvulas esféricas, maquinas para empacotamentos, helicópteros, barcos a motor com motor fora-de-borda, caixas de marchas para veículos automotores, maquinas mecânicas de funções específicas e para aparelhos de terraplanagem.

Fonte:
Suframa



26/04/2010 10:51


Artigos Relacionados


MEMORANDO TÉCNICO PREVÊ INFLAÇÃO DE 16,8% E DÓLAR A R$ 1,70 ESTE ANO

Brasil e Colômbia assinam memorando de bioenergia

Brasil e Japão renovam memorando na área de fomento

BNDES apoia implantação de fábrica de medicamentos em Manaus

Brasil e Holanda firmam memorando para cooperação na área científica

Brasil e Coreia assinam memorando para compartilhar desenvolvimento industrial