Memorial apresenta a Festa do Cavalo Noia
Fotos, videos e pinturas revelam detalhes de carnaval, maracatus, folguedos e festas juninas
O portal do Governo do Estado selecionou algumas opções culturais para curtir o final de semana. No Memorial da América Latina acontece a Festa do Cavalo Noia. O evento mostra detalhes de carnaval, maracatus, folguedos e festas juninas através de fotos e videos. Já a Casa Guilherme de Almeida presta uma homenagem ao poeta, que dá nome ao local, com uma série de eventos ao longo do mês. Cinfira:
Acervos e memórias de 1932 - 80 anos de história
Para celebrar os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, a exposição museológica SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista reúne fotografias, documentos e objetos do período, iniciado em 1930, depois de um golpe militar, com a formação do Governo Provisório e as medidas intervencionistas de Getúlio Vargas. O ápice foi no dia 9 de julho de 1932, quando o combate armado efetivamente teve início, envolvendo mais de 200 mil homens. Curadoria de Marília Bonas. Além da exposição, o interessado pode acessar duas mostras virtuais. Em 1932, acervos e memórias, no site www.museudaimigracao.org.br, imagens e informações dos acervos ligados ao tema. A mostra 1932: a guerra paulista, disponível no site www.arquivoestado.sp.gov.br, explora o cenário de forma didática, dividindo o conflito em sete partes. Realização do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria da Cultura, do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Museu da Imigração.
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 576 - Santana - São Paulo
Telefone (11) 2089-8149. Terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas
Entrada franca. Classificação: livre. Até 2 de outubro
Homenagem ao poeta Guilherme de Almeida
A casa onde o poeta Guilherme de Almeida morou está de portas abertas para receber o público com uma série de eventos neste mês. O visitante pode conferir o espetáculo teatral Simples cidade, baseado na vida e obra do escritor; leituras de poemas de sua autoria, seguidas de apresentação de músicos convidados, oficinas e exposições. Um dos destaques é o Encontro peripatético inspirado no depoimento do poeta intitulado Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo, do livro de crônicas Pela cidade, com palestra no museu e percurso rumo ao centro antigo da cidade. A Casa ainda apresenta exposição que homenageia a participação de Guilherme de Almeida na Revolução de 1932. Programação completa no site www.casaguilhermedealmeida.org.br.
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187 - Pacaembu
Telefones (11) 3673-1883 / 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca
Festa do Cavalo Noia
Fotos, vídeos, painéis, pinturas, livros, alegorias e instrumentos musicais exibem manifestações da cultura popular - carnaval, maracatus, folguedos e festas juninas. Os trabalhos são desenvolvidos pela comunidade de Vila Missionária, zona sul de São Paulo.
Memorial da América Latina - Pavilhão da Criatividade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda
Telefone (11) 3823-4600. Terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.
Entrada franca. Classificação: livre. Até 26 de agosto
Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial
07/13/2012
Artigos Relacionados
Bolivia em festa no Memorial da América Latina
Memorial da América Latina sedia festa boliviana
Prêmio: Mapa Cultural Paulista encerra edição 2000 com festa no Memorial da América Latina
Embratur apresenta festa junina aos ingleses
TIÃO VIANA APRESENTA POSIÇÃO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS NA FESTA DOS 500 ANOS
Orquestra Tom Jobim se apresenta no Memorial