Mensagem de Lula destaca avanços sócio-econômicos e colaboração do Congresso



A mensagem presidencial encaminhada ao Congresso Nacional para marcar a abertura do ano legislativo de 2010 - oitava e última do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - ressalta o desenvolvimento sócio-econômico conquistado pelo país nos últimos anos e a colaboração do Congresso para que isso acontecesse. O texto foi lido nesta terça-feira (2), pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra, em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, com a presença dos chefes dos três Poderes da República.

No documento, entregue à Mesa pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Lula chama a atenção para o fato de o Brasil ter sido um dos países menos atingidos pela crise financeira que afetou o mundo. Essa situação, avalia ele, se deu porque a sociedade brasileira se mobilizou para enfrentar a crise, o governo agiu rápido, os empresários e os trabalhadores se uniram para manter o consumo, o crédito e a continuidade dos investimentos. O Congresso por sua vez, pontua o texto, foi responsável pelo amplo debate e aperfeiçoamento dos projetos do Executivo para debelar os efeitos da crise econômica.

- Seguimos gerando emprego, fortalecendo nossa infraestrutura e parque produtivo e - o que é mais importante - gerando renda e reduzindo o abismo social que separa os diversos segmentos de nossa população. De um modo responsável, o Brasil continuou a criar as condições necessárias para que o ciclo de desenvolvimento econômico-social vivido nos últimos anos seja sustentado - sintetiza a carta.

A mensagem de Lula declara que o Brasil está com as contas públicas equilibradas, possui reservas internacionais de US$ 239,0 bilhões, ampliou em 58% os investimentos, em obras que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), investiu em saneamento básico, e combateu o déficit habitacional com o Programa Minha Casa, Minha Vida, que já teria beneficiado 248 mil famílias nos últimos nove meses.

E cita também a criação de 995.110 novos postos de trabalho em 2009, a elevação do número de beneficiados com o programa Bolsa Família e o aumento do salário mínimo, além da descoberta do petróleo do pré-sal, e a ampliação do acesso de mais cidadãos à Justiça. O presidente lembrou dos avanços na integração do Mercosul e com demais países da América do Sul, assim como a conquista do direito de realizar os Jogos Olímpicos de 2016, e a queda do índices de desmatamento na Amazônia - segundo ele, o menor dos últimos 20 anos.

- Essas mudanças já refletem, por si mesmas, um aprofundamento da democracia - diz a mensagem presidencial, que se encerra pelo agradecimento de Lula pelos sete anos de bom relacionamento com o Congresso, segundo ele pautados pelo respeito e independência entre os Poderes.

Para 2010, Lula disse apenas que espera manter e fortalecer esse conjunto de condições e conquistas. 



02/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino destaca avanços sócio-econômicos em assentamentos rurais

Humberto Costa destaca avanços sociais e econômicos do Governo Lula após Plano Real

Papaléo destaca mensagem de amapaense a Lula

Lula vai ler mensagem presidencial na sessão de abertura do Congresso

João Alberto elogia fóruns e destaca mensagem do presidente Lula

Gilvam Borges relê mensagem de Lula ao Congresso Nacional